Nós todos somos o amanhã!

Nós todos somos o amanhã!

Tuesday 3 May 2011

"Modelo de Exclusão"

Ainda estou consternada e sob efeito de grande emoção mas me sinto na obrigação de dividir com todos o ocorrido.

Já relatei a todos que meu filho só foi matriculado na Escola, em 2009, mediante uma Notificação que foi feita após 2 meses de negociações.  Também relatei as exigências absurdas que me foram feitas pela então
vice presidente da Associação que hoje se encontra Presidente. Infelizmente, em agosto de 2010, tendo comparecido somente 5 vezes a escola naquele ano, a matrícula foi trancada para tratamento médico.

Agora, em abril de 2011,  a equipe médica finalmente o liberou para voltar às atividades  escolares  e solicitei o destrancamento da matrícula em documento escrito, acompanhado de laudo médico. A Diretora entrou em contato comigo no patio da escola me encaminhando para falar com a Supervisora da Educação Infantil para acertar a volta antes de que esta saísse de licença médica, o que foi feito.  Comprei o material que me foi
solicitado, uniforme novo mas, quando fui buscar o boleto do pagamento, fui informada na Secretaria que por ordens da Presidente  da Associação a matrícula só poderia ser efetuada após a assinatura de um contrato  -
contrato este cuja licitude e obrigatoriedade foi discutida anteriormente e, cuja própria presidente afirmou em documento escrito direcionado a um outro associado que "trata-se de um contrato facultativo".  Obviamente informei que tomaria as medidas cabíveis para que, na semana seguinte, uma ordem judicial garantisse o direito de meu filho de comparecesse à escola.

Passado algum tempo recebi um telefonema da Secretaria da Escola informando que a "Presidente havia dito que permitiria a entrada de meu filho na escola na segunda-feira"  - notem exatamente que não recebi a
informação de que meu boleto estava impresso, de que a Escola havia cumprido seu dever mas de que " a presidente permitiria a entrada de meu filho na segunda-feira".    Meu filho tem direitos e tem dignidade como
o filho de qualquer um de vocês e, informei a escola que ele só compareceria após receber o boleto impresso para efetuar o pagamento. A escola me telefonou informando que o boleto havia sido impresso e meu filho voltou ao convívio escolar.

Como a maioria de vocês já devem ter visto, meu filho chega após o horário da entrada e normalmente sai antes da hora da saída  por diversos motivos - cansaço, saúde, disponibilidade de transporte  ( a vaga do deficiente vive ocupada  com veículos de condução escolar principalmente).  Muitas vezes meu filho sai da sala de aula para descansar, comer ou cochilar e depois volta para as atividades  - pois suas necessidades são diferentes  e, neste intervalo,  ele precisa estar em segurança,  na proximidade de banheiros, cantina, tomadas, telefones para pedir socorro.  Ele também frequenta a quadra, a  sala de informática e a biblioteca  e, COMO TODO ALUNO, TEM DIREITO DE ACESSAR OS AMBIENTES DA ESCOLA.

Hoje, após correr na aula de Educação Física, fez um esforço maior e ficou muito cansado, sentamos no pátio para permitir que ele e  também as pessoas que garantem a sua vida carregando-o e carregando seu
equipamento descansassem. Como ele pareceu exausto, resolvemos que dalí mesmo ele deveria ir embora e mandamos chamar seu transporte.   Foi com grande surpresa que fomos interpeladas pela Prof. Sandra do Jardim  para solicitar que retornássemos ao espaço da Educação Infantil pois um acordo entre a Presidente da Escola e a Diretora resolveu que meu filho não poderia ter acesso ao pátio da escola e deveria entrar e sair pelo portão da Educação Infantil onde neste final de semana eles fizeram uma rampa!!!

Acessibilidade significa RAMPA!   Colocaram uma rampa no portão e um banco vermelho no parque  mas esqueceram que meu filho tem direito de frequentar toda a escola como todos os demais:

  • ele frequenta a quadra  e não existe rampa para a quadra,
  • ele frequenta a sala de artes e não existe rampa para acessá-la,
  • ele frequenta a biblioteca, a sala de informática  e muitas vezes tem que ficar esperando aparecer o funcionário com a chave para garantir o uso do elevador,
  • ele precisa comprar água na cantina,
  • ele tem acompanhantes que precisam usar o banheiro e também lanchar dependendo do tempo que ele fique na escola.

O portão do pátio para o parquinho da Educação Infantil NUNCA teve cadeado - em 2009 quando ele lá estudava não havia cadeado  e ele entrava e saia pelo portão principal da escola e aguardava seu transporte no pátio.  Ele aprendeu a entrar na escola pelo portão principal  e não aceita entrar na escola  por outro portão.

A Diretora da Escola, pedagoga experiente deveria entender que é meu filho o portador de necessidades especiais, é ele que tem dificuldade de entender - somos nós que temos que nos adaptar e ajudá-lo a aprender dentro das suas necessidades,  ao invés de dificultar e obrigá-lo a entender regras absurdas que estão mudando a todo dia simplesmente porque a pessoa que "está no poder" resolveu mudar o que já vem sendo feito há 50 anos!   E para quê?   Quando meu filho passar para o Ensino Fundamental não terão que recebê-lo do outro lado da cerca de qualquer forma?

A análise de todos os atos desde 2009 quando de sua matrícula demonstram que a Direção da Escola vem, reiteradamente, tentando me fazer desistir e retirá-lo da escola, me fazendo passar por situações vexatórias e
constrangimentos deliberadamente.

A presença do meu filho no pátio da escola aguardando seu transporte em segurança ou tendo um momento de descanso não atrapalha ninguém e não gera nenhum barulho, até porque o patio não é local de aula e é, também, o mesmo ambiente onde os adolescentes que estão frequentando o turno da tarde também aguardam seus pais e transporte.

Finalmente gostaria de salientar que tal assunto é de interesse de todos, não só dos pais e responsáveis de crianças portadoras de necessidades especiais.  Todos devem ter consciência de que a deficiência pode ser adquirida em qualquer fase da vida e por qualquer pessoa... NINGUÉM SABE O QUE LHE RESERVA O DIA DE AMANHÃ...


106 comments:

  1. O mundo se renova a cada dia.As pessoas que vivem aqui fazem parte dessa mudança.
    Querida mãe,faça preces para os que AINDA,vivem na ignorância;mais quando seus "calos" doerem,eles tambem chorarão e possivelmente,aceitarão a mudança que se faz necessária.
    Muita força e PAZ.

    ReplyDelete
  2. Estou indignada com a falta de respeito e como as pessoas que deveriam garantir um dos direitos básicos da criança não o fazem.
    Consuelo muita força e perseverança para você continuar seguindo em frente pelos direitos do seu filho e obrigada por compartilhar conosco e nos fazer conhecer um pouco mais esses direitos.

    ReplyDelete
  3. Qual o nome desta escola? Onde fica?

    ReplyDelete
  4. Realmente indignada!!!!!!

    Educação não deveria ser direito de todos?

    todos nos podemos não ser portadores de necessidades especiais hoje,porem amanha ja nao sabemos....

    Que tanto se fala em acessibilidade neste pais?Se tudo o que as pessoas com nescessidades especiais ou deficiencia fisica tem é o "direito"de ser excluida e humilhada?

    Revoltada com esta "Escola".

    ReplyDelete
  5. - Fazer o que?... continuar lutando. E eu continuo achando que um futuro melhor se alcança por uma educação socializante. A maioria das famílias faz a sua parte - mas as escolas se enquistam numa casamata feita de burocracia e de preconceitos.
    - Abraços. Para todos os que lutam. Beijos pras crianças.

    ReplyDelete
  6. Escola Modelar Cambaúba, na Ilha do Governador.

    A mesma escola da Ilha do Governador, que foi citada no artigo abaixo, que trata da dificuldade de incluir crianças portadoras de necessidades especiais.

    Se quiserem ler toda a reportagem acessem : http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/04/23/nas-escolas-falta-de-rampas-banheiros-adaptados-obstaculo-para-criancas-adolescentes-portadores-de-deficiencias-924305143.asp#ixzz1KaZntsXl

    Quero acrescentar que a acessibilidade não é apenas adequação do espaço físico ou a construção de rampas, mas uma mudança de mentalidade e o reconhecimento de que todos somos diferentes e que um dia podemos precisar também do apoio dos demais.

    ReplyDelete
  7. Consuelo,

    infelizmente o mundo ainda não consegue pensar em acessibilidade. Ontem mesmo eu vim com meus dois filhos pela calçada da minha rua e surpresa: um senhor colocou sua moto sobre a calçada para poder entrar em uma loja e impediu com isso que eu passasse com o carrinho do bebê. Eles nem pensam que alguém como nós pode precisar passar. Ninguém está preocupado com o próximo ainda, mas vão ficar em breve. A maioria das pessoas ainda está muito embrutecida e intransigente, assim como esses dirigentes que parecem querer te fazer desistir de oferecer uma vida o mais normal possível ao seu menino, mas não desista, sua missão é essa e seu filho confia muito que você fará o melhor por ele. E tenho certeza de que você está se cercando também de medidas legais pra fazer valer os direitos do cidadão Arthur.

    Boa sorte.

    ReplyDelete
  8. Sou solidário à Sra. Consuelo e acompanho seu caso com muito interesse , como acompanhei o caso de outro associado cujo filho passou a depender de cadeira de rodas.

    O menino em questão é da mesma série do meu filho e por acaso seu melhor amigo, frequenta minha casa com frequência e meu filho, a dele. Então acompanhei em detalhes o processo de adaptação da escola às necessidades do menino.

    Como a Senhora mencionou, a atual Presidente e vice na época, foi a pessoa que mais se empenhou para resolver o assunto, inclusive indo contra decisões tomadas pelo então Presidente da associação diversas vezes.

    Ao final do processo de adaptação o associado foi à escola e emocionado abraçou a atual Presidente e falou " SOU ETERNAMENTE GRATO A VOCÊ, MUITO OBRIGADO PELO QUE FEZ PARA O MEU FILHO".

    Outro dia passei pela escola na parte da tarde( tenho filhos nos dois turnos ). Entro no pátio e vejo a Senhora aos berros falando que iria à delegacia ( atitude essa dependendo do motivo, até aceitável em face as necessidades do seu filho). Acredito que o principal problema é a forma de comunicação entre as partes, apenas uma crítica construtiva no intuito de ajudar.

    Não sei se é de seu conhecimento, mas a Presidente ajuda há anos mais de 250 crianças carentes no interior do Estado de Minas Gerais, algumas delas portadoras de necessidades especiais, faz acompanhamento escolar, peso, altura, cesta básica, roupas, presentes no natal, cobertores no inverno - é uma região fria. Mantém por conta própria uma pessoa na região fazendo o controle.

    Esta semana soube por esse associado pai do aluno com necessidades especiais que foi procurado para participar de um abaixo-assinado contra a Presidente, e que de forma alguma participaria.Com todo o respeito, não acredito ser a melhor forma de lidar com o assunto.

    Acredito que a Presidente é a pessoa exata para tratar do seu problema, pelo seu empenho no caso anterior, pela devoção às crianças carentes e por exercer o cargo por amor à escola, sem remuneração. Volto a mencionar uma possível falha na comunicação entre as partes.

    Como passei a acompanhar o seu caso, estou me informando com outros associados e soube que a Senhora passou por uma situação também não muito agradável em outra escola no mesmo bairro antes de matricular seu filho nesta.

    Como tornou público o debate através deste blog, acredito que seria de grande valia para todos aqui que somos solidários ao seu problema, ter conhecimento dos fatos ocorridos na escola anterior, afim de chegarmos a uma opinião mais sólida a respeito dos estabelecimentos de ensino no bairro.

    Espero ter contribuído de alguma forma para um melhor entendimento entre as partes, como acompanhei um caso semelhante, tenho perfeito conhecimento das necessidades do seu filho e do caráter e conduta da Presidente que tudo correrá bem.

    Força, paciência e acima de tudo fé em Deus.

    ReplyDelete
  9. Sr. Vitório,

    Agradeço sua colocação e solidariedade mas gostaria de ressaltar um ponto fundamental que não ficou claro.

    A atual presidente, e vice na época, tem feito de tudo para colocar obstáculos na inclusão do meu filho desde o início tanto que a inclusão dele só foi efetivada após uma Notificação.

    Caso contrário, não estaria tendo problemas uma vez que se trata de uma associação - a Presidência da Associação manda mais do que a Direção, que é escolhida por ela e ainda é cargo de confiança da Associação.

    Quando o senhor me viu consternada no pátio dizendo que iria à Delegacia, foi por ter sido notificada de uma decisão discriminatória dela.

    Quanto ao abaixo assinado, que não foi iniciado por mim mas que eu já li e assinei, acredito que exista um outro equívoco - este não é contra a presidente mas um pleito de associados descontentes direcionado à escola.

    Gostaria de deixar claro que não conheço a pessoa da presidente, só tendo encontrado com ela uma ou duas vezes. Entretanto o presidente da Associação é apenas o "síndico" que administra temporariamente a instituição.

    O senhor também não foi bem informado quanto as outras escolas, eu visitei várias mas escolhi a Cambaúba não pelo material humano (que já havia demonstrado não querer meu filho) mas pelas instalalçoes mais propícias.

    Como o senhor disse que passou a acompanhar "meu caso" com interesse, me coloco a disposição para mostrar todos os documentos que tenho para provar TUDO o que falo, afinal como associado, acho que o senhor tem todo o direito de ter interesse em tudo o que diz respeito à escola. Além disso, gostaria de conhecê-lo pois o senhor sabe quem eu sou mas a recíproca não é verdadeira.

    Meu telefone é 7825 3635 - aguardo seu contato.

    ReplyDelete
  10. Tenho 2 filhos matriculados na Escola MODELAR Cambaúba e ao me encaminhar a Administração da mesma, presenciei o acontecimento aqui relatado pela Mãe Consuelo. Ela estava sendo notificada verbalmente pela "Tia" Sandra da EI a retornar a área do parquinho, uma vez que essa determinação teria sido acordada entre a Presidente da Associação Sra. Débora e a Diretora da Escola Sra Vera. Como mãe, permaneci ali junto aos envolvidos tentando ajudar,sendo solidária. É uma pena que outros pais que presenciaram a cena, de perto ou de longe, não tenho vindo tormar ciência do assunto, ou quem sabe confortar uma MÃE, que chorando (ou berrando, conforme o entendedor) estava ali vendo mais uma barreira ser levantada ante a socialização e educação do seu filho. Dessa vez uma barreira além de moral, FÍSICA. Com certeza, ela não quer CARIDADE e sim RESPEITO. Força Consuelo, Força Arthur e vamos continuar a acreditar...

    ReplyDelete
  11. Sou Sandra, enfermeira, acompanho a criança Arthur desde os 6 meses de idade quando ainda vivia internado no hospital Copa D'Or.

    Tenho acompanhado a superação e desenvolvimento do Arthur bem como todos os obstáculos impostos pela ÚNICA escola na qual ele foi matriculado e frequentou aulas – desde 2009.

    A cada dia uma surpresa desagradável lhe é imposta, partida da Direção, em nome da Presidente. Desta vez são os cadeados no portão inviabilizando o acesso do parquinho da Educação Infantil ao pátio principal da escola, que não existia em 2009 e 2010, quando o portão ficava somente fechado no trinco.

    A enfermagem que o acompanha precisa ter acesso ao pátio para ir ao banheiro e tomar um lanche.
    O Arthur vai para a informática, para biblioteca e para a quadra. Acompanha o Arthur o oxigênio e um aspirador, entretanto sua medicação, alimento especial e material de higiene e assepsia ficam baseados na Educação Infantil para serem pegos a qualquer momento de necessidade e com urgência. Obviamente não há condições de levar todo o material necessário para cada espaço por ele frequentado. O acesso ao seu material deve ser facilitado pela escola e não dificultado.

    Qual a nocividade de uma criança de 5 anos, doente, sentar no pátio para aguardar seu transporte, para descansar entre uma aula e outra para não passar mal pelo excesso de estímulos ?

    Por que, ao invés disso, a escola não se preocupa com o pátio cheio de adolescentes fazendo algazarra e gritando, namorando, sentados no colo uns dos outros, beijando na boca, na frente das criancinhas?

    Não falo isso em nome de ninguém porque não tenho procuração para isso. Falo o que vi, ouvi e presenciei no meu horário de trabalho com indignação pela inversão total dos valores que vejo, e total falta de respeito ao meu paciente.

    É muito fácil ajudar números e estatísticas que estão longe da gente, Minas Gerais, Acre, etc. Existem muitas crianças no Rio que precisam de caridade e outras, como o Arthur, que só precisam de respeito.

    ReplyDelete
  12. É muito triste observar atos como o citado pela mãe do Arthur. Lamento que a escola esteja assumindo tal postura e vale salientar que qualquer mudança na rotina de uma criança como essa, deve ser feita com calma e muita paciência.
    De que adianta vc dar comida, cobertor e etc as crianças pobres, se fere emocionalmente o aluno e sua família que está tão perto? Que tipo de caridade é essa?
    Acho que a escola devia facilitar a circulação do Arthur e sua adaptação, aproveitando para mostrar as outras crianças que o diferente também é importante e que deve ser respeitado, mostrando que existem regras, mas também exceções. Que o mutável, o diverso, é importante para que o mundo se renove.
    De que adianta um roseiral em todo o mundo só com rosas brancas? Não seria entediante?
    O mundo é fantástico porque é diferente, pessoas diferentes, cores, lugares e comportamentos diferentes, é isso que dá a graça de aprendermos a viver e conviver!
    Que Deus ilumine e acenda a chama da renovação aos dirigentes e famílias dessa escola, tornando-os pessoas melhores e mais solidárias!

    ReplyDelete
  13. Sou Claudia, enfermeira que estava de plantão com o Arthur no dia do ocorrido.

    Gostaria de esclarecer os detalhes da situação. Arthur deixou a Edução Física no meio da aula, extremamente cansado. Carregamos o Arthur, que possui 30 kgs, escada acima no colo, além de uma bala de oxigênio e um aspirador – equipamentos também pesados, depois de participarmos ativamente da educação física uma vez que o Arthur não corre sozinho.

    Sentamos para descansar no primeiro banco que vimos, no pátio principal, perto da cantina e verificamos que Arthur precisava de uma nebulização porque estava apresentando esforço respiratório. A mãe do Arthur se encaminhou à Educação Infantil para pegar o material necessário, inclusive a medicação, bem como seu carrinho e material escolar pois dali já iriamos embora uma vez que estava claro que Arthur não tinha condições físicas e precisava voltar para casa.

    Para nossa surpresa, a mãe do Arthur voltou sem o material, seguida pela Supervisora da Educação Infantil, Prof. Sandra, que veio com o pedido para que transferíssemos o Arthur para a área da Educação Infantil pois, em uma reunião a Presidente da Escola e a Diretora, haviam resolvido que o Arthur deveria ficar restrito à Educação Infantil e não poderia transitar pelo pátio.

    A avó do Arthur, médica, pediatra que acompanha o Arthur 24 horas como condição de sua saída do da internação hospitalar, informou que não tinha sequer condições de se levantar pois estávamos todos efetivamente cansados, principalmente o Arthur que precisava de uma nebulização. Informou também que Arthur é aluno da escola e tem direito de acesso às suas dependências como todos os demais e aguardaria a comunicação da Escola por escrito sobre o assunto a fim de tomar as providências jurídicas cabíveis.

    Devo ressaltar que, como toda a equipe que o assiste, tenho acompanhado a superação e desenvolvimento do Arthur e os obstáculos impostos pela Direção da Escola desde 2009.

    Este mês a Escola passou cadeado no portão inviabilizando o acesso do parquinho da Educação Infantil ao pátio principal da escola, que não existia em 2009 e 2010, quando o portão ficava somente fechado no trinco e colocou um banco no parque para restringir o Arthur do resto da Escola.

    Pessoalmente acho estranho o fato de ninguém ter reclamado do banco de madeira com quinas desprotegidas no parque onde as crianças brincam e correm uma vez que pode aumentar o risco de acidentes - o que mostra claramente a distorção das intenções e até o risco imposto às outras crianças pela escola unicamente para cercear e segregar o Arthur. (continua...)

    ReplyDelete
  14. (continuação) ...Devo ressaltar que apesar do Arthur andar acompanhado do oxigênio e um aspirador, sua medicação, alimento especial e material de higiene e assepsia ficam baseados na Educação Infantil para serem pegos a qualquer momento de necessidade e com urgência. Obviamente não há condições de levar todo o material necessário para cada espaço por ele frequentado. O acesso ao seu material deve ser facilitado pela escola e não dificultado.

    A enfermagem que o acompanha precisa ter acesso ao pátio para ir ao banheiro e lanchar ou será que além de todo o material que carregamos, ainda vamos ter que levar marmita para passar a tarde toda na escola?

    O próprio Arthur vai para a informática, para biblioteca e para a quadra passando pelo pátio. Como explicar para uma criança especial que ela não pode sentar no banco no pátio por onde ele passa?

    Como dito pela Sandra, qual a nocividade de uma criança de 5 anos, doente, sentar no pátio para aguardar seu transporte, para descansar entre uma aula e outra para não passar mal pelo excesso de estímulos ? Qual o fundamento de tal proibição senão uma medida discriminatória, exclusão e preconceito?

    Qual o fundamento acolhedor e inclusivo para a proibição de que a criança especial aguarde sua locomoção no patio principal do que no parquinho?

    Para ele é melhor esperar no patio principal onde pode descansar do excesso de estímulo do parque e das dependências das salas onde tem aulas.

    Para as crianças da Educação Infantil também é melhor que ele espere no pátio principal a fim de que não percebam que o Arthur já está indo embora enquanto eles e estao ficando e, também, por conta do espaço – o pátio principal é muito maior e o material do Arthur e seu carrinho ocupam menos espaço.

    Gostaria de salientar que fiquei indignada com o fato de somente uma mãe ter se solidarizado e aproximado para verificar o ocorrido , sem medo de se comprometer.

    Também foi constrangedor quando uma senhora distinta aproximou-se da mãe do Arthur que estava chorando e sendo consolada para perguntar se ela tinha realmente entendido a mensagem da Diretora, como se falássemos idiomas diferentes! Foi ela por acaso perguntar à administração o porque do acontecido?

    Verifiquei que maioria dos outros ficou de longe, com medo, observando como se fosse um reality show. É lamentável!

    O senhor tão solidário não teve a sensibilidade de chegar perto da mãe para perguntar se ela estava precisando de alguma coisa e denomina “berros” o choro sentido de uma mãe desesperada ante a mais uma injustiça praticada contra seu filho já tão sofrido. Sua solidariedade parece estar junto à Presidente da Escola que nunca apareceu nenhum dia para ver a rotina e a necessidade da criança pessoalmente, só toma decisões arbitrárias e manda recados.

    Quem é o vulnerável aqui, a criança menor, portador de necessidades especiais ou a Presidente e a Diretora da Escola? Quem aqui precisa de defesa?

    ReplyDelete
  15. Que horrivel... Como consegue ainda leva-lo a esta escola... eu não gostaria de criar minha filha no meio de tantas pessoas ignorantes e preconceituosas!!!
    Engraçado se um casal homossexual é discriminado ou uma pessoa negra, tem processo, cadeia e tudo mais... agora quando é com uma criança inocente que precisa de carinho, compreensão e amparo... fica nisso???
    Onde estão nossas leis que protegem nossos filhos???
    Esta senhora presidente da associação já deveria ter sido retirada de seu cargo, pq infelizmente é um péssimo exemplo para tantas crianças... Ela zela pelo que??? seu próprio ego???
    Querida Consuelo, vc é uma pessoa com muita garra e força, não se deixe abater, seu filho precisa de muita proteção... infelizmente moramos em um país preconceituoso e hipócrita!!!

    ReplyDelete
  16. Sr. Vitório,

    Pelo seu depoimento dá para perceber o quanto o senhor está por dentro da vida misericordiosa desta Presidente desta Escola e que, entretanto o senhor não conhece, nem um pouco, a vida misericordiosa da Sra Consuelo, mãe do menino Arthur.

    Esta criança foi desenganada pelos médicos e se hoje tem o progresso que tem, foi por ter lutado pelos interesses dele.

    Ela já foi inclusive homenageada na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro pelo Dia Internacional da Mulher em razão de ser uma mulher maravilhosa e mãe dedicada.

    Tenho certeza que o senhor não a viu " aos berros" como disse, mesmo porque ela estava com certeza perto de seu filho que é especial e não lida bem com gritos e berros - além disso ela não é nenhuma cabra pois cabra é que berra.
    Verdadeiras mães choram lagrimas de sangue por seus filhos!

    A Dra. Consuelo além de ser uma mulher de valor e muita classe, é uma pessoa educada e não merece seu depoimento dizendo que ela estava "aos berros" no patio da escola. Seu falso solidarismo ferem a sua honra e dignidade.
    E se ela estava consternada e lutando pelo seu filho, com certeza tinha um motivo para isso e deve ter centenas de documentos que comprovam suas alegações pois ela nunca fala nada que não possa provar.

    O senhor parece ter muito interesse no curriculum de bondade dessa Presidente da Escola – Ela é sua irmã, sua prima, sua esposa?
    Por acaso ela portadora de alguma necessidade especial que não está sendo respeitada? Por acaso ela está lá recebendo comunicações absurdas ou ela só está mandando recados? E porque fazer caridade tão longe?

    É muito fácil assinar um cheque para quem tem dinheiro, ajuda inclusive no imposto de renda. Difícil é se doar em pessoa, em amor, em carinho, em trabalho.

    O senhor deveria procurar conhecer o curriculum de bondade da Dra. Consuelo - entretanto, ela não sai apregoando isso pois não precisa desse tipo de propaganda.

    Seria bom que a caridade das pessoas começassem em casa e ao seu redor.

    ReplyDelete
  17. Alguns esclarecimentos:

    Gostaria de informar a todos do blog que não visitei todas as escolas da Ilha, visitei as escolas regulares mais conceituadas mas que aqui não vale a pena enumerá-las pois não estabeleci vínculos com nenhuma delas e por isso nem tenho como comprovar que lá estive.

    Certo é que todas ma atenderam muito bem, me mostraram suas dependências mas, no momento em que eu informava que se tratava de uma criança especial, TODAS, sem exceção, informavam delicadamente que nada tinham a oferecer ao meu filho, inclusive a Cambaúba.

    A "dificuldade de comunicação" com a única escola em que matriculei meu único filho ocorre desde a primeira solicitação de matricula quando se recusaram a entregar a primeira documentação para efetuá-la e somente após dois meses de negociação, um dia depois de uma Notificação Extra Judicial é que a matricula dele foi efetivada.

    Todos que tiverem interesse em saber como a Escola agiu com a criança que hoje precisa de uma cadeira de rodas para se locomover e foi mencionada neste blog pode ver as palavras de seu próprio pai, pessoalmente e não pelo relato de terceiros, na entrevista concedida ao globo (http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/04/23/nas-escolas-falta-de-rampas-banheiros-adaptados-obstaculo-para-criancas-adolescentes-portadores-de-deficiencias-924305143.asp).

    Neste mesma reportagem estão enumeradas uma série de outras escolas com problemas de inclusão e Bullying. Hoje em dia, é muito fácil ter problemas em escolas o que já é público e notório e está sendo visivelmente noticiado na mídia (Uma série de Reportagens no Fantástico, Jornal Nacional, etc.)

    Finalmente gostaria de dar uma boa notícia. Hoje, algumas horas após protocolo de NOVA NOTIFICAÇÃO EXTRA JUDICIAL os obstáculos a estada de meu filho no pátio caiu simbolicamente pela retirada de um cadeado ... continuaremos esperançosos de que nada mais ocorra.

    Agradeço a todos que verdadeiramente se solidarizam comigo e torcem pela minha luta.

    ReplyDelete
  18. É INACREDITÁVEL QUE A MESMA ESCOLA Q SE ESCOLHE PARA QUE SEU FILHO TENHA UMA ORIENTAÇÃO EDUCADIONAL SE PORTE DESSA MANEIRA, IMAGINEM A OPNIÃO QUE ESTÁ SENDO FORMADA NAS MENTES DE TODAS AS DEMAIS CRIANÇAS Q ESTUDAM NA MESMA ESCOLA, PENSEM Q NO FUTURO ELAS ESTARÃO CONVIVENDO COM PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, E COMO A "ORIENTAÇÃO" Q TIVERAM NA ESCOLA FOI DE EXCLUSÃO, CREIO EU Q TERAM A MESMA POSTURA DIANTE DE SITUAÇÕES Q PRECISEM ENFRENTAR QUANDO ADULTOS. ISSO É UM ABSURDO, TENTO TODOS OS DIAS ENSINAR MEUS FILHOS Q NÃO IMPORTA AS CARACTERÍSTICAS Q UMA PESSOA CARREGA, MAS SIM AS INTENÇÕES, E NESSE CASO ACREDITO Q OS RESPONSÁVEIS PELA ESCOLA SEJAM MUITO MAIS DEFICIENTES Q QQ ALUNO Q POSSAM TER. IMAGINEM SE ELES RECEBESSEM UMA CRIANÇA CEGA, ACHO Q SERIAM CAPAZES DE ATROCIDADES MAIORES AINDA. ESSE É O FUTURO QUE ELES ESTÃO CRIANDO DENTRO DO ESPAÇO DESTINADO PARA A CIDADANIA, UM FUTURO DE PRECONCEITO, RACISMO, LIMITAÇÃO E EXCLUSÃO, ONDE SÓ CABE O BELO, NENHUM DEFEITO É ACEITO, MAS SIM TODOS TEMOS DEFEITOS, E ERA ISSO Q ELES DEVERIAM ENSINAR: CADA UM TEM SEUS LIMITES...

    ReplyDelete
  19. Boa tarde Sra. Consuelo,
    Gentil de sua parte agradecer minha solidariedade, não faço mais que minha obrigação.

    Obrigado por esclarecer sobre a busca por estabelecimentos de ensino, li o abaixo-assinado, não concordo e não assinarei. Opinião pessoal . Após o fato ocorrido em Realengo, acho que deve ser revista toda a parte de segurança e acesso ao interior da escola, fatos desta natureza podem acorrer em qualquer estabelecimento.

    Gostaria de esclarecer a Sra. Luciana que não faço parte da administração da associação, sequer fui representante de turma ou candidato durante meus anos como associado e que minha opinião não reflete a da administração e sim de um associado prestando solidariedade e tentando contribuir de forma positiva. Quando mencionei a ajuda prestada pela Presidente as crianças em Minas Gerais, foi de forma ilustrativa especificamente a Sra. Consuelo, para que tenha um maior conhecimento a respeito da pessoa, e acredito que tenha sido útil, como a Sra. Consuelo escreveu só teve contato com ela duas vezes.
    Esse tipo de ação praticado já é praticado por ela há vários anos, bem antes do Arthur nascer Sra. Luciana e Sra. Sandra Marina, enquanto o mundo todo busca ajuda para se combater a miséria, nossa Presidente Dilma está prestes a lançar um programa com esse fim, uma ação desta natureza partindo de qualquer pessoa dirigido a qualquer região do planeta, será louvável. Francamente nunca vi tamanha infelicidade em seus referidos comentários.

    Quanto ao questionamento da Sra. Sandra Marina " Por que, ao invés disso, a escola não se preocupa com o pátio cheio de adolescentes fazendo algazarra e gritando, namorando, sentados no colo uns dos outros, beijando na boca, na frente das criancinhas?" , consultei alguns associados e ex-alunos como eu, pais de alunos de ambos os sexos, e acharam a colocação um tanto exagerada, as mães estão sempre na escola e enxergam como atitude normal para a idade, se não admitissem tal comportamento teriam matriculado seus filhos em escola militar, escola de padres e ou freiras. O que faz bastante sentido e segundo os mesmos o assunto não tem relação alguma com o problema do Arthur. Cabe aqui o comentário feito pela Sra. Eliane "O mundo é fantástico porque é diferente, pessoas diferentes, cores, lugares e comportamentos diferentes, é isso que dá a graça de aprendermos a viver e conviver!"

    ReplyDelete
  20. Sra. Eliane, fui a escola apenas para a tender uma necessidade do meu filho, como estava em horário de trabalho e compromissos pendentes, infelizmente não pude dispensar atenção a Sra. Consuelo naquele momento, em condições normais com certeza teria feito. Como mencionei em meu post anterior ( atitude essa dependendo do motivo, até aceitável em face as necessidades do seu filho).

    Voltando a Sra. Sandra Marina, a senhora está coberta de razões em relação as necessidades do Arthur, do transporte de equipamento, alimentos especiais, locomoção e necessidade de um acompanhante permanente. Qualquer Juiz lhe concederá esses direitos, sou a favor que as partes estabeleçam judicialmente seus direitos e deveres e com certeza o problema será resolvido.
    consultei o escritório jurídico de São Paulo que atende a empresa onde trabalho, como eles falaram isso é fato e terá de ser cumprido. A adaptação da escola seguirá normas definidas por um Juiz visando atender as necessidades do Arthur, excluindo-se qualquer medida não pertinente por parte do quadro pedagógico e ou vontades familiares.

    Sra. Claudia sem dúvida o problema de saúde do Arthur é bem delicado como colocou, como mencionei no parágrafo anterior isso pode ser resolvido judicialmente.

    O que há atrás do meu sorriso, não vejo como preconceito e não acredito haver por parte da família da Sra. Consuelo ou da Administração da escola pessoas ignorantes, a decisão de levar a criança a escola ou não compete exclusivamente a mãe e de retirar a Presidente do cargo aos associados, eu como associado e ex-aluno, acho pouco provável. Se houvesse insatisfação por grande parte dos associados, a última eleição não teria ocorrido com chapa única.

    Pela sua falta de identificação, colocações descabidas, agressividade ao se referir as pessoas e falta de tato para se colocar, é um desrespeito a Sra. Consuelo e ao problema do Arthur. Que Deus tenha misericórdia e te transforme em uma pessoa melhor.

    Sra. Consuelo, conversei hoje com a Presidente sobre o seu caso, ela me falou que providências estão sendo tomadas, me garantiu que o problema será resolvido, dentro do menor tempo possível, embora todos pensem que o presidente tenha total autonomia, não é assim, tem que ter aprovação do conselho.

    Há na escola mais uma criança com acompanhante em tempo integral. Foi feito um acordo de direitos e deveres entre as partes e tudo caminha bem, com certeza seu caso será resolvido da mesma forma.

    Sra. Consuelo não há necessidade de me mostrar os documentos, tenho conhecimento das suas necessidades, dentro da minha condição de simples associado, consultei a Presidente, expressei a ela minha solidariedade ao Arthur e solicitei seu máximo empenho no assunto.
    Caso algo não corra como esperado, terá meu total apoio, não faltará oportunidade de conversarmos pessoalmente, e quando isto acontecer, tenho certeza que o problema já estará resolvido.

    Respeitando os comentários, porém concordando com uns discordando de outros, deixo minhas sinceras considerações as senhoras.

    ReplyDelete
  21. Estranhamente o meu blog anterior estava bloqueado, tive que criar outro.

    tirer print de todas as telas e salvei, pode ser de grande valia.

    Achei estranha esta atitude, existe algo muito errado por aqui.

    ReplyDelete
  22. Devem ter achado que fazia parte da administração.

    Apenas tentei ajudar, bom tenho os prints de acesso bloqueado aqui.

    Realmente não entendi. Será que o objetivo de fato é ajudar o Arthur ou tumultuar?

    Um bloqueio descabido, esconde algo.

    Não voltarei a postar e vou comentar a rtespeito desse fato com a Presidente e conselho inclusive enviando as telas de log, acredito ter perdido meu tempo e ter feito papel de bobo.

    ReplyDelete
  23. Caro Sr. Vitório,

    também fui a escola atender a necessidade dos meus filhos, afinal de contas desde que me dei ao luxo de parar de trabalhar para me dedicar 100% a eles, isso é tudo que faço: CUIDAR DAS SUAS NECESSIDADES. Também tenho o tempo corrido, afinal de contas administrar a vida de uma família com 3 crianças não é nada fácil,e também me impoem horários e muitos compromissos, mas mesmo assim FELIZMENTE pude dispensar atenção a Sra. Consuelo. Quanto ao abaixo assinado , li e assinei , OPINIÃO PESSOAL, pois o que ele reflete é a insatisfação com atitudes da nova administração: vide "cercadinho", contratos facultativos, fim das comemorações, de forma arbitrária,do dia das Mães e dos Pais e a falta de manutenção em certas áreas da instituição (como a quadra cheia de goteiras),em nenhum momento se fala em retirar a presidente do cargo. Se o cercadinho e o mal humor do porteiro são sinais de segurança, o que me dizer que semana passada uma aluna da mesma condução da minha filha saiu da escola com a responsável(a qual não havia avisado a condutora que iria fazê-lo) e ninguém da escola , e eu repito, ninguém da escola, soube dizer a condutora com quem ela saiu ou se a ela ainda se encontrava no interior da escola. Ninguém, incluo coordenadores, professores, porteiros e até a Tia Terezinha, a qual também foi informada. Se quizer pode imprimir essa tela também e levar a presidente, talvez ela não tenha tomado conhecimento do fato, o que seria de grande estranheza e muito errado. Por fim, continuo solidária a Sra. Consuelo, pois é muito fácil julgarmos a atitude das pessoas quando não vivemos o seu problema. É muito fácil "disperdizarmos" o nosso tempo discutindo a OPINIÃO PESSOAL dos que aqui passaram. É muito fácil discutir o altruísmo do "Síndico" dismerecendo a opinião dos "Moradores".É muito fácil fazer crer que caridoso é o sinônimo de justo, enfim esse blog foi criado e é usado para contar a realidade do Arthur, não para justificar erros e nem para trazer MAIS aborrecimentos a sua mãe, a qual acho que não precisa de PORTADOR para levar ao conhecimento de Ninguém seus problemas e insatisfações quanto a essa Instituição de Ensino e seus Gestores.

    ReplyDelete
  24. Nossa fui bloqueado novamente, desagradável, estou perdendo um tempo enorme aqui printando telas de log. Claro isso será mostrado.

    Tenho certeza que as necessidades do seu filho serão atendidas pela escola apesar dos seus blogs unilaterais,bloqueando opiniões que não lhe favorecem, com o único intuito de nutrir sua raiva em relação a administração da escola.

    Só gostaria de saber onde tal atitude em relação aos que se mobilizam em favor da sua causa ajuda seu filho.

    Continuo solidário ao Arthur, acredito que se ele tivesse conhecimento do meu empenho junto a Presidente para apoiá-lo, no mínimo estaria sensibilizado, agora se tivesse conhecimento de sua atitude em me bloquear, duas vezes ficaria com vergonha da senhora.

    Aproveita e informe a todos, por que a senhora sendo advogada ainda não entrou com uma ação estabelecendo direitos e deveres entre as partes, já que o assunto se estende por mais de ano?
    Já poderia ter resolvido isto.

    Isso me foi perguntado por um escritório de advocacia dos mais conceituados deste país ao qual fiz uma consulta citada em post anterior.

    Não precisa bloquear mais não voltarei a postar.

    ReplyDelete
  25. Senhor Vitorio,

    Não entendi suas colocações sobre bloqueio no blog, nem sobre os problemas em sua conta do blogger que, certamente, não podem ser a mim imputados ou a qualquer das pessoas que aqui postaram.

    Não existe qualquer filtro.  Não sou perita em informática e só tenho conhecimento de como postar artigos e comentários, sequer existe moderação.

    Passei a tarde inteira na escola resolvendo pessoalmente os assuntos de interesse do meu filho que até o presente momento conta só comigo e mais ninguém. Já são 2 anos de luta só com a escola.

    Na verdade estava estava aguardando seu telefonema. É com tristeza que percebo que o senhor não vai me telefonar.  Achei mesmo que o senhor estava interessado no meu caso.

    Qual motivo eu teria para impedir seu acesso ao blog quando, inclusive lhe passei meu telefone particular sem sequer conhecê-lo?

    O senhor não se identificou, não disse de quem pai, não me deu seu telefone ou email para que eu pudesse entrar em contato e lhe informasse qual é o problema do Arthur que o senhor diz conhecer tanto. Conhece por quem?  Com certeza não foi por mim, o senhor não conhece a minha história porque nunca me deu a chance de falar.  Então quem é que está se escondendo atrás de um blog? 

    O senhor sabe quem eu sou, o senhor já me viu chorar mas não chegou perto para me estender a mão.   Quem está dizendo que quer ajudar o Arthur mas só está tumultuando?
    Sua última postagem chegou a ser teatral, porque não ligou pra mim?

    O senhor me conhece tanto que conseguiu achar meu blog e preferiu prestar solidariedade e defender a Presidente de público ao invés de me telefonar ou falar pessoalmente comigo na escola.

    O senhor é um afortunado pois demonstra ter acesso direto à presidente da Escola, o que não é o meu caso. Seus filhos, com certeza não são somente um número ou uma ficha (se é que o senhor realmente tem algum filho na escola)

    Finalmente, tenho a lhe dizer que, se realmente, em algum momento, o senhor considerou ajudar, eu agradeço pois qualquer ajuda é bem vinda.  No entanto,  espero que repeite as pessoas que postem no meu blog, que saíram em defesa de uma criança e que em nenhum  momento lhe desrespeitaram.  Todas as postagens se mostraram indignadas, questionadoras mas nenhuma lhe faltou com respeito ou lhe acusou de qualquer falta como a que o senhor me fez com relação a problemas com sua conta de internet.

    Tudo o que está postado aqui é público e não existe qualquer receio de que o senhor tenha cópias, afinal eu também tenho cópias, inclusive de suas últimas acusações.  Não se esqueça de imprimir esta última postagem.

    Se mudar de idéia, o senhor tem meu telefone e, se não tiver nada a esconder, se identifique.

    Sou eu que não irei responder nenhum post seu de agora em diante a menos que o senhor se identifique.  Sou eu que tenho um filho doente e estou numa luta legítima e legal pelos seus direitos. Isso aqui não é uma brincadeira de criança.

    Passe bem.

    ReplyDelete
  26. Sr. Vitorio,

    O senhor não teve tempo de me socorrer na escola mas está perdendo um tempo imenso para me caluniar desde a primeira postagem onde disse que a Presidente era caridosa e eu berrava.

    Eu realmente cheguei a pensar que o senhor era uma pessoa com sérias intensões de me ajudar tanto que lhe respondi e passei meu telefone particular.

    O senhor sabe quem eu sou, minha profissão, meu telefone e eu nem sei se o senhor realmente existe.

    Fato é que o senhor está me difamando por conta de problemas técnicos que o senhor afirma ter com a sua internet. Me passe seu nome e endereço para que possamos nos encontrar, inclusive no Judiciário.

    Quantos as providências legais que tomei e tomo na proteção dos interesses do meu filho, estas não lhe interessam pois nem sei quem é o senhor que, em momento algum teve a coragem de se identificar e se esconde atrás do blog. Fato é que todas as vezes que notifiquei a escola administrativamente ela tem retrocedido o que causaria a perda do objeto da açao. Vale ressaltar que o bom advogado sabe que um mau acordo é melhor do que uma boa briga e, por enquanto, não tenho qualquer interesse em ganhar dinheiro da escola (que sairá também do meu bolso e de todos os demais associados – muitos dos quais são realmente solidários a mim), meu interesse é apenas o bem estar e o respeito aos direitos e a dignidade do meu filho que sempre terá motivos para se orgulhar de mim. Espero que os seus tenham a mesma oportunidade, se é que o senhor tem filhos.

    No mais, suas opiniões pessoais e suas informações não merecem mais o meu credito ou o meu tempo. Meu tempo é curto para cuidar do meu filho.

    Passe bem.

    ReplyDelete
  27. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  28. Bom dia,

    Primeiramente quero deixar bem claro que quem iniciou o abaixo-assinado fui eu, me coloco a disposição para quem quiser falar sobre o assunto e também quem tem interesse em assinar no telefone 81415266, em nenhum momento pensei em retira a atual presidente em exercício do cargo, jamais será essa minha intenção e sim que ela de explicações para as decisões que estão sendo tomadas, sem a aprovação dos associados, não estou aqui para criticar a pessoa dela ou para dizer quem ela ajuda ou quem ela deixa de ajudar, isso não me interessa, o que me interessa é como ela está tratando do lugar onde eu escolhi para o meu filho ter uma educação exemplar. Então se isso for do conhecimento dela o que nós associados queremos é uma reunião para que ela possa expor as justificativas dela e nós associados as nossa reclamações, para que assim se chegue a um acordo para que a escola volte a ser MODELAR com apoio e participação ativa dos associados.

    Att,
    Arthur Fragoso

    ReplyDelete
  29. Bom dia,
    Como a Sra. Consuelo mencionou, minha internet deve estar com problema (apesar dos meus prints de log me mostrem outra coisa), por isso meu post não entra, gozado, quando troco o modo de acesso ao blog posto normalmente com a mesma internet . Além do tráfego de dados de um post de blog ser tão pequeno que não seria problema até para uma conexão DIAL UP.

    Como não houve bloqueio, após ao quarto problema em minha conta do blog ou quarto problema técnico com mina internet ( citados em posts distintos ) estou aqui novamente, até porque não seria elegante de minha parte deixar seu post sem comentários.

    Peço desculpas pela demora , hoje tive uma agenda extensa e como mencionei em post anterior, estava esperando o retorno da consulta que fiz ao escritório jurídico que me atende em São Paulo.

    DEIXO BEM CLARO QUE MEU ÚNICO INTUITO AQUI É BUSCAR UMA BREVE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DO ARTHUR, EVITAR QUE INJUSTIÇAS VENHAM A ATINGIR AS PARTES ENVOLVIDAS E COMO ASSOCIADO ESCLARECER DÚVIDAS EM RELAÇÃO A DOCUMENTOS REFERENTES AO CASO QUE SE TORNARAM PÚBLICOS.

    ReplyDelete
  30. Responderei por parte
    Acredito que a única pessoa que não se identificou aqui foi "O que há atrás do meu sorriso".

    Tenho mais de um filho na escola, como casei cedo, estou entre os associados mais antigos em atividade e sou ex-aluno. Nunca fiz parte da administração e nunca farei.

    Agora colocar telefone em blog , nome dos meus filhos, por favor, não vem ao caso, se todos forem obrigados a tal, vou desenvolver um aplicativo para gerenciamento e publicação de nomes e telefones em cada post .

    Apesar da senhora ter colocado seu telefone no blog, não anotei como não anotarei o do senhor Arthur e muito menos assinar seu abaixo-assinado. Se temos esse veículo de comunicação onde postamos com calma e com tempo para tal, não vejo a necessidade de ligar, vai que a pessoa está trabalhando, se alimentando ou em outro afazer , seria um tanto desagradável, a tecnologia está ai para isso, para proporcionar este conforto.

    Como o Sr. Arthur está se mostrando tanto emprenho em suas causas, poderia se candidatar para o próximo mandato, o estatuto da escola diz que todos os associados que estão em dia com suas obrigações perante a mesma podem se candidatar e têm direito a voto nas assembléias. Com certeza na próxima estaremos juntos exercendo nosso direito.

    Se temos esse veículo de comunicação onde postamos com calma e com tempo para tal, não vejo a necessidade de ligar, vai que a pessoa está trabalhando, se alimentando ou coisa do tipo, seria um tanto desagradável,a tecnologia está ai para isso, para proporcionar este conforto.

    A senhora diz que sou afortunado por ter acesso a Presidente. Me considero afortunado por ter acesso não só a Presidente que por acaso é uma ex-aluna, ao conselho que também tem ex-alunos, como também a todos ex-alunos que estudaram comigo, graças a Deus cultivei amigos, frequento reuniões de ex-alunos com professores que não pertencem mais ao quadro da escola e com os ainda estão. Conheço também TODOS os funcionários independente da função que tenha. Vou lhe dar outra dica, caso a senhora se encontre na escola e por acaso e eu entre logo me reconhecerá, faço questão de cumprimentar a TODOS OS FUNCIONÁRIOS que se encontrem no local.

    ReplyDelete
  31. A senhora menciona um link sobre uma matéria no jornal O Globo, diga-se de passagem com muita propriedade, esse link se refere a dificuldade de um associado em adaptar a escola as necessidades especiais de seu filho, uma luta de quase dois anos. Isso é de conhecimento de grande parte dos associados, e uma literatura de grande importância, neste caso, acho que todos devem ler o artigo o link é este e se encontra em post anterior da senhora Consuelo.

    Vou reproduzir a parte final da reportagem, palavras ditas pelo próprio associado e seu filho "
    - O antigo diretor queria me convencer de que era mais fácil mudar meu filho de colégio. Quando mudou a direção, as coisas ficaram mais fáceis. Hoje há até um elevador - conta. ( PALAVRAS DO ASSOCIADO)
    - Antes, eu era carregado em uma cadeira para subir as escadas. Tinha medo de cair e me sentia constrangido - completa o filho ( PALAVRAS DO FILHO).

    Pois bem, quando mudou a direção quem tratou do caso até o final e é de conhecimento de grande parte dos associados foi a atual Presidente, é fato caso alguém tenha dúvida basta consultar o associado em questão e saber se a conduta da atual presidente foi digna, se em algum momento ela foi omissa, se houve por parte dela algum tipo de discriminação.

    Não estou aqui para defender ninguém, apenas evitar que injustiças sejam cometidas com as partes. Temos que nos basear em fatos reais.

    Apesar do rumo que o caso está tomando, acredito que a Presidente, não poupará esforços para atender de imediato as necessidades do Arthur, até porque não é a primeira vez que lida com uma situação desta natureza.

    ReplyDelete
  32. Por outro lado acredito que o caso em um todo, danos morais e indenização diária por não comparecimento, DETALHES EM EM LINK ABAIXO, INFORMAÇÃO PÚBLICA PODENDO SER ACESSADO POR QUALQUER PESSOA, transcenderá sua administração que termina no próximo ano.
    www.tjrj.jus.br PROCESSO sob No 0004357-96.2011.8.19.0207

    A senhora entrou com essa medida, foi indeferido pelo Juíz e consta que foi reapresentado.

    Estou um tanto confuso, outros associados que tiveram acesso ao conteúdo e até pessoas que fazem parte do seu grupo em outro site, e gostaria de seu esclarecimento a respeito, em seu último post a senhora declarou

    "Fato é que todas as vezes que notifiquei a escola administrativamente ela tem retrocedido o que causaria a perda do objeto da açao. Vale ressaltar que o bom advogado sabe que um mau acordo é melhor do que uma boa briga e, por enquanto, não tenho qualquer interesse em ganhar dinheiro da escola (que sairá também do meu bolso e de todos os demais associados – muitos dos quais são realmente solidários a mim), meu interesse é apenas o bem estar e o respeito aos direitos e a dignidade do meu filho."

    O por enquanto já acabou? O se acabou, haverá interesse em ganhar dinheiro da escola ?
    O não ter qualquer interesse está vinculado ao por enquanto?

    Onde nesta atitude entra o bom acordo melhor que uma briga ?

    Uma indenização de R$ 1.000,00 reais por dia, sabendo que a frequência do Arthur nas aulas é baixa por motivos de força maior e levando em conta o número de dias que possui o ano letivo, podemos chegar a uma quantia astronômica.

    Hoje almocei com um Procurador Federal amigo de muitos anos e levei um print do documento, após ler ligou imediatamente para um desembargador que goza de sua amizade e pelo que entendi, isso poderá evoluir para perícia médica, para definição de direitos e deveres entre as partes. Pois as necessidades especiais, são definidas caso a caso.

    Me trás certa tranquilidade, o fato da atual administração ter experiência anterior, e ter atendido em sua totalidade os outros dois casos, me informei a respeito.

    Confesso que estou apreensivo como outros associados que tiveram acesso ao conteúdo, vamos entrar em contato na segunda com a direção.

    Estamos pensando em disponibilizar um fórum apenas para associados, com acesso através de login e senha, para que o assunto seja debatido de forma ampla e imparcial, com acesso liberado após comprovação do mesmo ser de fato um associado.

    Estamos apenas esperando parecer jurídico para tomar tal iniciativa.

    Não há dúvida que em primeiro lugar as necessidades do Arthur devem ser atendidas e em paralelo precisamos nos informar e acompanhar em detalhes o processo em um todo.
    Não tenho dúvida da sua competência profissional senhora Consuelo e respeito, cita em post anterior que meu endereço para me encontrar inclusive no judiciário, não colocarei de forma alguma endereço meu na internete. E caso esse encontro no judiciário venha acontecer, não haverá problema algum para mim.

    ReplyDelete
  33. . Tudo o que posto aqui, antes de ser publicado é revisado pelo escritório que me atende há mais de quinze anos,( afinal estou lidando com uma advogada) e como lhe falei não são ótimos, são fantásticos. A senhora por ser do ramo ficará maravilhada em lidar com pessoas tão distintas e competentes nesse encontro, provavelmente. Não vejo motivo para tal encontro, porém se for de sua vontade, nos encontraremos.

    Minhas considerações

    ReplyDelete
  34. Sr. Vitorio,

    Nunca escondi de ninguém que protocolei uma Ação contra a escola quando a rematricula do meu filho foi recusada como forma de me fazer assinar o contrato “facultativo” coercitivamente.

    A Ação não foi indeferida, a liminar foi, por hora, segundo o próprio magistrado, diante da informação de que a escola me telefonou dizendo que meu filho poderia entrar na escola na segunda-feira – desta forma, o juiz considerou que antes mesmo da medida, a escola já teria voltado atras.

    Eu desisti da Ação mediante petição protocolada em 02/05/2011 uma vez que a escola emitiu o boleto e prestou declaração escrita de que meu filho estava matriculado, uma vez que meu intento era apenas resguardar o direito do meu filho de frequentar a escola em segurança. Tal fato pode ainda não ser de seu conhecimento e, por isso, o senhor não tenha mencionado.

    Quero esclarecer também que multa coercitiva não tem caráter indenizatório mas a obtenção, o mais rápido possível, da medida pleiteada, pois o meu filho passa por várias intercorrências (vide seu trancamento de matricula em 2010) e precisa aproveitar a estabilidade de seu estado de saúde para frequentar a escola.

    Achei que estava tudo resolvido até o dia em que o senhor diz ter me visto chorando pelos motivos já expostos.

    Também sou ex aluna, também tenho amigos mas, infelizmente não posso frequentar reuniões de ex alunos pois deixei tudo para tratar de meu filho – cátedra em faculdades de Direito, Cargo de Coordenação, Representação de Entidades Internacionais no Brasil, escritório, etc. - mas aqui o senhor não está tratando com uma advogada mas com uma MÃE.

    Amizade com funcionários eu também tenho, e com professores, inclusive antigos que infelizmente não estão mais nos quadros da escola, mas isso também não vem ao caso.

    Gostaria de salientar ainda que este blog não é o fórum reservado para tratar assuntos da Cambaúba mas para falar sobre o direito de ser diferente. Os associados se reuniram para trocar ideias no grupo de e-mails associados-emc@googlegroups.com e todos são bem vindos.

    O senhor diz que não vai me ligar mas que, se eu quiser o senhor se encontraria comigo. Eu quero, só que não tenho como lhe encontrar. Me ligue.

    ReplyDelete
  35. Estou aqui para acompanhar de perto, novamente, acontecimentos, de falta de humanidade e respeito dentro da ESCOLA já citada. O que a Consuelo (mulher, mãe, esposa, advogada, professora, amiga, guerreira, modelo de superação) desabafou, foi o que muitos pais tentaram fazer, mas não foram ouvidos e preferiram calar e tirar os filhos da Escola.
    Sinto muito, por pessoas que lidam educando e formando pessoas, não sejam exemplos.
    Espero um dia conhecer o Sr. Vitório e ter a certeza que não está utilizando nenhum nome falso para fazer as suas postagens, pois vivemos em um País DEMOCRÁTICO DE DIREITO, onde todos podem expressar os seus pensamentos de forma clara, até atingir a moral e a dignidade do outro. Muito bem o Sr. Vitório de defender aqui o seu ponto de vista, porém, ele nunca deve ter vivenciado “na pele” o que a Consuelo passou, pois se o mesmo está sendo assessorado por colegas, o mesmo também se acharia no DIREITO de ajuizar uma ação por todos os danos sofridos... sofridos não, infelizmente, contínuos. ATÉ QUANDO??? Podemos marcar aqui um encontro com o Sr. Vitório, que podia deixar o telefone para entrarmos em contato. Todos NÓS temos dificuldade e limites, mas cada um, tenta suprir os seus, dentro das suas capacidades e desenvolvimentos físicos e intelectuais, os que não conseguem, necessitam de “anjos” por perto, como é o caso em questão. Ao invés de criticar, porque não tentar ajudar?!

    ReplyDelete
  36. Sou Regina Sá, mãe do João Antonio ( turma 401) e Ana Clara ( turma 1201). Li os vários posts e quero tentar contribuir com a situação aqui exposta. Sou professora do Colégio Pedro II e tenho alunos cegos em minhas turmas; sei bem como é difícil para uma escola se adequar. Minha filha é da série do Bernardo ( nosso aluno cadeirante) e participei de muitas reuniões no que o’ bem estar do Bernardo’ era tema. Parece fácil fazer as mudanças todas necessárias, mais não é. Não sou advogada e por isso quando leio os posts acima, fico preocupada com o rumo que as coisas tomaram. Consuelo, quero tentar ajudar para que a conversa volte ao colégio e saia da área jurídica. Conversando (nós, associados) iremos chegar a um acordo e isso será melhor para todos- seu filho, professores e funcionários do colégio, outros alunos e mães/pais dos outros alunos. Entendo que vc sofre muito com esta situação e que é muito difícil. No meu trabalho no colégio vivo os mesmos dilemas regularmente. Os outros alunos tb tem direitos e qualquer mudança sempre compromete a todos e gera gastos e uma mudança de mentalidade que precisa de muito desprendimento. Grandes mudanças são sempre muito difíceis.

    Agora, em termos práticos: o que podemos fazer no colégio? Pensei em chamar algum especialista para dar uma palestra seguida de um debate. A intenção seria de ouvir todos presentes e apresentar sugestões. O que percebo é que o problema não é o “cadeado” ou o ‘pátio”- a questão é muito maior que isso.Precisamos pensar de forma objetiva para sermos mais eficientes. Tenho certeza que todos, todos mesmo, têm muito a aprender com esta situação. Então, uma palestra para termos um especialista nos inspirando? Para mantermos o norte? Para podermos ver todos os ângulos desta questão? O que vc acha?

    ReplyDelete
  37. Existem pessoas que ao invés de tomarem conta de suas próprias vida estão causando problemas maiores ainda pois dizem ter tanto conhecimento estão como simples mexeriqueiras (leva e trás) e causando confusões maiores ainda. Deveria está sentando com seus pensamentos vagos ou mesmo assistindo sua tão importante tv.Sinceramente não o acho tão bom assim no que se diz!!!!!!!!

    ReplyDelete
  38. Olá Regina, também sou mãe de uma criança da turma 401, li seu comentário e achei bastante interessante a proposta sugerida, de juntos aprendermos com a situação que Consuelo vem passando. A escola como vc disse já se adequou a necessidade de um aluno e outras tantas virão. Precisamos juntos como associados e pais com interesse único, tornar a NOSSA ESCOLA o melhor local para nossos filhos.
    Concordo com você que mudanças são difíceis, e que juntos podemos transpor algumas barreiras. Como associada me coloco à disposição para juntos transpormos quaisquer obstáculos em prol do bem de quem necessita.
    A palestra que vc falou é muito importante, talvéz o grupo de pais que fez várias palestras no ano passado possa ajudar na condução da mesma.
    Conte comigo!! Um forte abraço.

    ReplyDelete
  39. Boa tarde,
    É com grande satistafação que vejo o post da Sra. Regina Sá, uma pessoa que realmente conhece o assunto, possui experiência similar em outro estabelecimento de ensino. Um pessoa realmente disposta a ajudar, tem certeza que outras virão com o mesmo propósito, concordo plenamente com suas colocações. E já lhe adianto que vários associados pensam como a senhora, acredito que esta semana ainda haverá um canal exclusivo para associados debaterem o assunto, eles estão tomando ciência do assunto através de fatos reais durante este final de semana.

    Uma pessoa que realmente vale a pena se encontrar pessoalmente e debater o assunto. Acredito que esse é o objetivo de todas aqui, evitar injustiças e buscar soluções.

    Como existem outros dois casos de crianças com necessidades especiais na escola e com suas necessidades atendidas, é fato ( o importante é nos basearmos em fatos reais, não suposições). Acho que a ação feita e segundo o escritório que me atende, indeferida por inconsistência , remodelada e reapresentada pela Sra. Consuelo baseada em indenizações astronômicas, foi precipitada. Se tivesse feito uma estabelecendo direitos e deveres entre as partes, e esta não estivesse sendo respeitada pela instituição, ai sim até eu apoiaria. Ela cita em post anterior, que não tomou tal atitude por preferir um bom acordo e não uma briga, porém fez esta colocação após ter entrado com a ação.

    Sra. Regina o negócio está muito confuso, estou com consultando com pessoas de grande competência em relação ao assunto, e as colocarei à disposição da presidência, caso julguem necessário utilizá-las.

    ReplyDelete
  40. Como a escola é uma associação e se trata de indenização vultuosa, Fiz uma consulta para saber se um grupo de associados pode entrar judicialmente com alguma medida, sabemos que parte dos associados mantém seus filhos com muita dificuldade, e uma surpresa dessas dependo do valor pode vir a inviabilizar sua permanência na escola.

    Pois estamos falando de valores da ordem de R$ 1.000,00 dia. Se não foi feita uma perícia,será baseada em que a aplicação desta multa?
    E infelizmente essa atitude partiu por parte da Sra. Consuelo, Só caberá aos associados julgar as atitudes da administração, após definição dessas medidas, nem existe hoje parâmetro para tal julgamento.

    E vou além, a escola deve aceitar todas as crianças com necessidades especiais e é seu dever atendê-las em um todo. Porém que as próximas passem a frequentar o estabelecimento, após perícia médica e termo de direitos e deveres previamente definido.

    Acredito eu que seria de estrema importância para o Arthur, para a associação e para os associados. Dentro do rumo que a coisa tomou acho ser esta a medida mais sensata para o momento e de solução mais rápida.

    Dona Consuelo a senhora já falou onde vai me encontrar em post anterior, e como já percebi que sua relação com o próximo se dá de maneira judicial, só vou ao local citado pela senhora após receber convite apropriado.
    Sra. Regina Sá todos sabem que existe forma tranquila de se resolver este assunto como outros foram resolvidos, e como é do conhecimento da senhora, o caso do Sr. Borges ( diga-se de passagem, um amor de pessoa, apesar de toda a sua dor luta para buscar os direitos do Bernardo jamais perdeu a coerência, e deu exemplo a todos. Uma pessoa que sempre gozará do meu profundo respeito.

    A Sra. Eliane sempre com colocações equivocadas e sem teor de ajuda algum. Faz o tipo vou falar tudo que ela gostaria de ouvir pois se sentirá melhor. Porém se vai contribuir para o bom andamento, é outra coisa. Funciona bem com amiguinhas entrando na adolescência, ainda sem maiores deveres, sem filhos , pequena responsabilidade social.

    Infelizmente quando temos e real interesse em ajudar, as vezes nem tudo que expressamos, soa de maneira agradável, geralmente quem está envolvido no caso, vem tomado por forte emoção, as vezes faz uma colocação equivocada por disso e cabe a quem está tentando ajudar ponderar a respeito, buscando sempre a razão.


    Minhas sinceras considerações Sra. Regina Sá. e Desejo a todas um Feliz dia das mães.

    ReplyDelete
  41. Resumindo apoiamos plenamente a integração do Arthur mediante regras defididas por quem de direito e apoiar a associação contra qualquer medida abusiva que venha ser tomada contra a mesma.

    Para maior entendimento do assunto www.tjrj.jus.br sob No 0004357-96.2011.8.19.0207

    ReplyDelete
  42. Meu mome é Lilian,

    Boa noite,

    Concordo com a Regina, Valéria e Vitório.

    A na escola já estudam 2 crianças com suas necessidades plenamente atendidas.

    Agora não se pode tratar a instituicão com tanta falta de respeito, o assunto já passou para o lado pessoal e a ação é surreal.

    ReplyDelete
  43. Aff fizeram reunião e resolveram bombadear...realmente isso se tornou pessoal!!! Deus tenha piedade de tais corações

    ReplyDelete
  44. As diretrizes para inclusão do Arthur foram tomadas em reunião entre a equipe médica e a equipe pedagógica em 2009.

    Arthur está retornando a escola nos mesmos moldes de 2009 e não se pode mudar as diretrizes de uma única criança que precisa de rotina somente pela mudança da Administração.

    A escola não precisa de nenhuma adaptação física, precisa manter o compromisso assumido em 2009 pela então Diretora e Supervisão da Educação Infantil com o médico.

    Gostaria de salientar que a privacidade detalhada de meu paciente não é para ser exposta aqui. Arthur é um pessoa, criança em desenvolvimento e que tem direito a privacidade e intimidade . Além disso trata-se de um caso médico que não cabe a pessoas leigas discutir, cabe a profissionais da saúde escolhidos pela sua família.

    A discussão sobre a inclusão do Arthur só cabe à Família, a Equipe Médica e a Direção Pedagógica da Escola.

    Há quem seja contra a inclusão escolar mas estes ignoram o quanto a educação inclusiva estimula não só o “especial” como também educa a sensibilidade do aluno “não especial”. Quem defende a segregação com o argumento de que a educação já é ruim e que atrapalha os demais comete um grande erro porque estas crianças no futuro na certa serão pessoas melhores.

    O desabafo de uma mãe sobre um fato ocorrido não abre precedentes para discussão pública do que ele tem, do que ele precisa, do que ele é. Lembrem-se que toda reunião a respeito de cada criança naquela escola é feita individualmente participando a equipe pedagógica e seus pais, das quais mãe do Arthur também é chamada como todos os demais pais – ou seja, todas as crianças têm privacidade, a escola pode e deve discutir INCLUSÃO, mas não pode discutir com terceiros o “caso Arthur”.

    Há 17 anos o Brasil assinou a Declaração de Salamanca onde assumiu um compromisso internacional de promover a inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas na rede regular de ensino e foi ratificado na Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência em 2008. A educação básica é direito de todos indiscriminadamente.

    Esta discussão está demonstrando mais um desrespeito ao diferente e atitude preconceituosa com o Arthur, querendo segregá-lo e impedi-lo de caminhar e crescer.

    A que discussão chegou o fato de uma criança especial sentar no banco de pátio da escola para descansar.

    Deixem esta criança crescer em paz!

    Compartilhem um Feliz Dia das Mães com os seus filhos e deixem a mãe do Arthur ter um dia feliz também.

    Dra. Ana Nery – pediatra – médica 24 hs do Arthur e sua avó.

    ReplyDelete
  45. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  46. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  47. Olá.
    Venho acompanhando o debate desde que minha esposa me avisou. Sou
    associado e queria dizer que me parece que a senhora Elaine está
    enganada. Se estamos gastando nosso tempo aqui é porque esse problema se
    tornou um problema de todos os associados a partir do momento em que a
    escola está sendo processada e, portanto, faz parte de nossas vidas sim.
    Não vi, até agora, ninguém causar problema maior para ninguém. O debate
    deve ser aberto e racional. Principalmente quando mexe com o bolso
    alheio. Acredito que a essa altura todos já viram o despacho do juíz que
    está na internet. E lá fala-se em "indenização por dano moral".

    ReplyDelete
  48. Parabéns Dra. Ana Nery pela colocação. Não existe um "caso" Arthur, existe um ser humano Arthur que tem seus direitos e é por eles que sua mãe e sua família lutam. E dentre os seus direitos ele tem o direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade, como bem se coloca no Estatuto da Criança e do Adolescente. "O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais". Sendo assim, vamos deixar esse canal para o menino Arthur e no ambiente escolar que ele tenha o mesmo tratamento que nossos filhos. Dá mesma forma que a escola quer ser respeitada, ele também quer e merece respeito. Não usem o seu nome em vão.Nossa escola não é perfeita, como não são perfeitos os seres humanos, mas não cabe ao Arthur mais essa cruz. Ele comemora a VIDA a cada dia e por isso existe esse blog para mostrar as pessoas que milagres existem com perverança, fé e AMOR. Aqui muito se falou em Leis, Justiça, Dinheiro, Ignorância, palavras que denotam que no fundo as pessoas estão sendo egoístas até na hora que elas simplesmente poderiam ser solidárias. Aos que me conhecem e sabem a minha postura frente ao outro, com certeza sabem que se fazem verdadeiras minhas palavras, como já disse me dedico 100% as necessidades dos meus filhos e não tenho tempo para discussões, tenho tempo para boas conversas e para sempre que for necessário estender a mão a quem precisa. Arthur, amanhã comemore mais um dia de VIDA, comemore a existência, comemore a felicidade de ter mulheres guerreiras ao seu lado. Consuelo, parabéns pelo seu dia e por sua luta, que seu filho deixe de ser uma contagem na escola e tenha a privacidade e o respeito que merece.

    ReplyDelete
  49. Sra Barbara,

    O igualdade substancial consiste em tratar os desiguais de forma desigual na medida da sua desigualdade.

    O Arthur entra de forma diferente pelo mesmo motivo que uns precisam de elevador enquanto outros usam a escada e pelo mesmo motivo que existem cotas nas faculdades.

    A escola colocou rampa no portao da educação infantil para suprir 2 degraus, que o Arthur sobe e desce... a dificuldade do Arthur está em descer a escadaria para a quadra - mas não pleitei uma rampara para quadra porque eu o carrego no colo.

    Minha pergunta é: Qual a nocividade do meu filho sentar no banco do pátio no caminho daquadra para o Jardim? Algumas crianças não precisam desse descanso, ele precisa.


    Sr. Antonio Rod,

    O senhor nao precisa se preocupar porque o houve um pedido de desistência quando a matrícula foi efetivada.

    Se o senhor está tão preocupado com as ações da escola, porque não procura pelas ações trabalhistas que existem?

    A escola já foi até condenada a multa diária por não permitir que um ex professor, avô de um aluno entrasse na escola.

    Já que estão todos procurando ações, passem a discutir as ações trabalhistas...

    Como já falei, não é comigo que vocês precisam se preocupar.

    A única discussão colocada aqui no blog foi - QUAL A NOCIVIDADE DE UMA CRIANÇA ESPECIAL SENTAR NO BANCO DO PÁTIO ONDE TODOS OS ALUNOS SENTAM, UMA VEZ QUE ELE TAMBÉM É ALUNO.


    DESTA FORMA, A DISCUSSÃO TERMINA AQUI.

    A única coisa que pode ser discutida aqui, de agora em diante é:

    QUAL A NOCIVIDADE DE UM ALUNO COM NECESSIDADES ESPECIAIS DA ESCOLA SENTAR NO BANCO DO PATIO DA ESCOLA ENTRE UM DESTINO E OUTRO OU PARA ESPERAR SUA CONDUÇÃO?

    Todos querem discutir o que meu filho tem, qual sua necessidade, qual o custo para a escola mas ninguém respondeu a única questão posta neste blog e o único problema que estou tendo com a escola agora.

    ReplyDelete
  50. Barbara,

    Não quero aqui discutir mais assunto que diga respeito à intimidade do meu filho, que tem direito à privacidade.

    Mas, como você demostrou interesse e eu não tenho como te contactar de forma individual vou tecer algumas considerações para você entender.

    1) Os neurologistas prescreveram uma escola regular em razão da neuroplasticidade.

    2) Foi acordado na escola em 2009 pelo médico com a Direção e a Supervisão da Educação Infantil que ele entraria e sairia em horario diferenciado em razão do tumulto e aglomeração não só no pátio mas também do trânsito na rua Cambaúba. Vale ressaltar que nunca se consegue usar a vaga para portadores de necessidades especiais - assim, quando ele sempre chegou, o portão da Educação Infantil já estava fechado e ele sempre fez uso do portão principal.

    3) Arthur também sai mais cedo na maioria das vezes, de acordo com suas necessidades físicas e cansaço a que ele chegou após as ativiades do dia.

    4) O Arthur tem cognição sim, faz seus trabalhos, joga videogame, tem seu próprio laptop e por ter entendimento gosta de ter sua rotina e sua vontade respeitada. Como você sabe, para crianças especiais seguir uma rotina é uma necessidade.

    5) Arthur nunca viu as outras crianças entrando pelo portão da Educaçao Infantil e nem verá porque não tem condiçoes de entrar na escola no mesmo horário.

    Quanto a rampa, a escola sabe que Arthur nunca precisou de rampa. Desde 2009 todo o material do Arthur sempre foi fornecido por mim, todo o material dele (tesouras, lápis, canetas, giz, mouse) tudo dele é levado diariamente.

    Bom, como psicologa, você sabe que a saúde do Arthur não devria estar sendo discutida aqui, portanto nao responderei mas qualquer questionamento.

    Consuelo.

    ReplyDelete
  51. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  52. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  53. Engraçado, percebo que todos os que atacam a Sra. Consuelo e o Arthur têm um ponto em comum: são vinculados à escola.
    Nenhum terceiro, pessoa neutra, conseguiu ver nenhuma nocividade numa criança especial sentar no banco de escola, fato este que foi incontroverso.
    Todos querem discutir a vida da criança na escola quando o único ponto conflituoso é se o menino pode ou não pode sentar no banco do pátio da escola, sendo aluno como todos os outros!

    ReplyDelete
  54. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  55. Boa noite,
    Bárbara, apesar de me parecer bem jovem, se colocou com muita propriedade e mostrou conhecimento por ser psicóloga voluntária em uma instituição voltada a crianças com necessidades especiais. Parabéns, precisamos de jovens como você, esse rapaz que te namora tirou a sorte grande, que barato viu.
    Acabei de me encontrar com um grupo de associados, que realmente estão indignados, com a ação movida pela família.
    Todos são solidários ao Arthur e a favor de uma solução rápida para seu problema e evitar abusos que possam vir a ser cometidos contra a associação.
    Como você pode reparar, neste blog prevalecem post da família e enfermeiras que tratam do Arthur, posts orientados, quando ela fala que desistiu da ação, se o fez, só poderemos confirmar semana que vem.
    Com a reação por parte dos associados não houve outra solução tiveram que recuar é fato.
    Como você colocou a enfermeira não cuida apenas do Arthur, monitora a vida dos adolescentes no pátio escolar, explícita interferência na privacidade dos mesmos.
    E como você falou, sabemos das normas da escola, alunos são repreendidos a todo momento, pelos inspetores, esse tipo de comentário sem fundamento busca especificamente degradar a integridade moral da escola, gostaria de saber onde isso ajuda o Arthur. Vamos estudar medidas cabíveis a respeito desse fato. Pelo comentário feito, parece que os associados não souberam educar seus filhos e filhas e que durante o horário do recreio é protagonizada uma baixaria explícita, não vou citar o termo exato aqui por questões morais. É não é só isso asse3 reunião de hoje estava presente uma pessoa que participa de um outro grupo de discussões, pessoa essa também não satisfeita com o rumo tomado, me entregou uma relação com 44 emails e todo o conteúdo postado lá, está aqui na minha mão agora, lá se levanta dúvidas até sobre o orçamento mensal da escola, na realidade misturam os canais.

    ReplyDelete
  56. Estou encaminhando tudo para São Paulo e vamos ver as medidas legais cabíveis, entregá-las a administração e cobrar as devidas providências legais, como lhe falei, vamos de maneira segura e firme.

    Outra coisa importante, tomos nos preocupamos com o bem estar do Arthur, isso é fato. E o bem estar do resto da turma?. Não vi uma menção a isto, o Arthur fica em sala de aula com três adultos, isso influi diretamente no andamento da aula, e os pais que estão pagando por um ensino de qualidade, não serão respeitados? não possuem seus direitos? Há necessidade de três adultos em uma sala de aula no jardim de infância? como ficam essas crianças? seus direitos ? tudo gira em torno de uma criança e o resto que se dane?

    Nenhum Juiz dará este direito, esse é o principal ponto na falta de entendimento com a associação, muitos desconhecem esse fato.
    acho que esse assunto está esgotado, segunda-feira estaremos cobrando da associação medidas legais, perícia judicial e pronto, entidades competentes e qualificadas definirão regras, afim de dar toda a assistência devida ao Arthur, não é esse o objetivo? o resto é papo furado, É A ÚNICA MEDIDA LEGAL A SER TOMADA EM UM CASO DE EXTREMA GRAVIDADE, o Arthur precisa de aparelhos ao seu alcance, alimentação especial, oxigênio,uma acompanhante, as necessidades são muitas o caso é muito sério, isso tem que ser definido judicialmente, vamos encarar os fatos com realidade.

    Vamos pensar nas outras crianças, graças a Deus não precisam de cuidados especiais, porém de atenção específica, estão em fase de formação possuem suas necessidades também.

    Alguém já parou e pensou no impacto de três adultos dentro de uma sala de jardim de infância?

    Bárbara como trabalha com crianças especiais vou lhe colocar a par de uma instituição magnífica, um amigo meu tem um filha com necessidades especiais, como ele sabe que não viverá para sempre, encaminhou a filha para uma instituição com estrutura e profissionais de primeira linha voltados a necessidades especiais, Médicos, enfermeiras, auxiliar de enfermagem, professores, recreadores e cuidadores. A criança evoluiu de forma absurda e o melhor disso, ele paga por fora, como se fosse uma previdência privada, que dará direito a criança no dia que ele faltar, moradia em um condomínio administrado por esta instituição com a infra-estrutura já montada para atendê-los para o resto da vida. Ela não dependerá de ninguém e já irá adaptada.

    Te enviarei meus dados para o email que postou e faço questão de recebê-la em casa, faço questão que conheça minha esposa e filhos, minha esposa acabou de ler seu post e ficou maravilhada com seu trabalho voluntário.

    Paciência está tudo errado e deve começar do zero.

    ReplyDelete
  57. Nem esquenta Bárbara, ficou claro aqui que você é muito educada, outra pessoa de sua idade incluida na observação descabida
    "Por que, ao invés disso, a escola não se preocupa com o pátio cheio de adolescentes fazendo algazarra e gritando, namorando, sentados no colo uns dos outros, beijando na boca, na frente das criancinhas?"

    Falaria poucoa e boas e ainda assim estaria coberta de razões.

    ReplyDelete
  58. Primeiramente gostaria de deixar bem claro que repúdio a atitude de pessoas que sendo pais de alunos ex-alunos...da escola em questão ao invés de ajudar a esta mae que luta desde o dia em que o filho nasceu estão apoiando as atitudes que vem sendo tomadas pela escola,e fazendo com que a frequencia do pequeno Arthur se torne quase ínviavel!

    Torno a repetir devemos sempre nos colocar no lugar desta mae pq o amanha a Deus pertence!
    Se não puderem fazer isto por ela,façam pelo Arthur que assim como os nossos filhos tem direito a ter acesso a uma educaçao de qualidade e a não ser exposto a situaçoes constrargedoras como vem acontecendo ultimamente!!
    A escola que hoje vem tendo atitudes inaceitaveis foi amesma que a tempos atraz pela mae Consuelo,e que ela acreditou estar apta e disposta a acolher o filho!!!
    So vejo um motivo para as atitudes de pessoas da escola e ligadas a ela direta ou inderetamente:fazer com que Consuelo desista e tire o filho Arthur da escola,
    Mas acho que quem terá que desistir serão vcs pq pelo que eu conheço da Consuelo
    Ela não é MÃE de desistir de NADA!
    E não esta pedindo nenhum favor a ninguem....
    So quer os direitos do filho garantidos!!!

    ReplyDelete
  59. Queria compartilhar duas coisas com o grupo: a Sra. Ana Neri (avó do Artur) descobriu o meu telefone e me ligou no sábado para me dar detalhes sobre o seu neto. O telefonema (de mais de 30 minutos) foi um pouco tenso pois a Sra. Ana Neri falava e a filha falava ao fundo ao mesmo tempo na ânsia de relatar todos os detalhes. Espero não ser mal interpretada mas gostaria de pedir que a discussão seja levada aqui e não por telefone. Concordo plenamente com a colocação do Sr. Vitor que o blog é a melhor maneira de levar essa discussão- não interrompe,não atrapalha a rotina dos participantes. Além disso todos podem ler e reler o que foi escrito- sendo assim mais democrático e objetivo.

    Conclusão: No final da conversa entendi que a família estava ligando pois queria me convencer que o único problema é o cadeado e a passagem do Artur pelo pátio mesmo. A Sra. Ana disse que sabe muito bem do que o Artur precisa e que uma palestra seria algo desnecessário que não resolveria o problema. Não concordo, penso que isso é algo que afeta a todos e deve ser resolvido por todos- a questão da inclusão e não o indivíduo Artur, claro. Sendo assim, retiro a minha sugestão de termos o assunto ‘inclusão’ discutido numa palestra pois a família é contra . Como vim aqui tentar ajudar e não tive sucesso, me retiro desta discussão.

    ReplyDelete
  60. Peço desculpas por ter errado o nome de duas pessoas no meu último post: Sra. Ana Nery e Sr. Vitório.

    ReplyDelete
  61. Olá Regina, assim como postei na última vez que vc falou a respeito de uma palestra, continuo acreditando que a informação científica traz resultados brilhantes em soluções de algumas dúvidas e problemas diversos.
    No ano passado, a escola através do grupo de pais, conduziu várias palestras, que foram de suma importância para o público que as assistiu.
    Algumas posso listar, como: "Família digital" com Patrícia Peck(ex-aluna e influente advogada), onde aprendemos a proteger nossos filhos da indispensável, importante, mas ao mesmo tempo NOCIVA INTERNET; também recebemos a visita de Suzana Herculano falando do desenvolvimento cerebral e sua consequência na adolescência, o que nos deu conhecimento para livrarmos os HORMÔNIOS como único vilão da Síndrome da adolescência normal; recebemos a visita de uma conceituada nutricionista que nos trouxe idéias para uma alimentação saudável, enfim, se esqueci alguma não foi por ser menos importante.
    No final do ano, na última palestra, recebemos uma folha para darmos algumas idéias para o ano de 2011, lá pude sugerir, "Dislexia", "Déficit de atenção com hiperatividade", "Depressão Infantil", etc...
    As minhas sugestões não estão vinculadas a nenhum caso específico, assim como sua sugestão também.
    A INCLUSÃO é um tema altamente importante, pois está relacionado à escola e ao bem estar de seres que estão começando suas caminhadas nessa vida. Não sugeri esse tema na época, pois agora que começamos a discutí-lo.
    Todas as palestras são desvinculadas de pessoas em particular, mas sem dúvida nos enche de conhecimentos para tratarmos problemas futuros e quem sabe auxiliar a quem precisar.
    Um forte abraço.

    ReplyDelete
  62. Regina, segue meu email caso queira amadurecer essa idéia da palestra, ok? valeriabgs@terra.com.br

    ReplyDelete
  63. Boa noite,

    Senhora Jéssika,
    A escola aceitou o Arthur, já tem experiência em casos passados, todos aqui são solidários ao Arthur, aliás no exato momento a escola está disponibilizando ao Arthur mais que o necessário, afinal 3 adultos dentro de uma sala de aula de jardim de infância é um absurdo. Estamos questionando isso perante a administração, isso influi diretamente no aprendizado da turma.

    Senhora Regina,
    Se considere uma pessoa de sorte, da mesma forma ela ligou para outro associado e foram 52 minutos. Agora entende porque não coloco meu telefone ou email aqui.

    Como colocado pela senhora Regina, foi descartada por parte da senhora Consuelo uma idéia racional e fantástica de extremo valor. O que fazer?

    O problema não é a adaptação do Arthur e sim da senhora Consuelo, tive informações de vistoria feita na associação por uma instituição pública de grande credibilidade, ligada especificamente as escolas, atestando positivamente as ações tomadas por parte da associação não só no caso do Arthur como em outros 2 ocorridos antes.

    Nosso grupo está debatendo o assunto se baseando em fatos reais, estamos deixando de lado todo o sensacionalismo que passou a fazer parte. Afim de buscar uma solução de fato, levando em consideração propostas como a sua, da senhora Valéria e de quem mais contribuir de forma racional.

    Fiz uma reunião sábado com associados que conheço de longa data para tratar do assunto em questão. Não se preocupem, o assunto está sendo tratado com muita propriedade pela administração, as necessidades do Arthur estão sendo atendidas, nada que o Arthur precise lhe faltará. A administração está sendo assistida por profissionais de extrema competência, esse sensacionalismo todo em torno da questão não afetará o andamento, argumentos usados para sustentá-lo, serão derrubados por quem de direito nas próximas semanas.

    Minhas consirerações.

    ReplyDelete
  64. Sr. Vitório,

    os emails que você deve ter em mãos é de um grupo de criado por associados para debater o que está sendo feito com a EMC, se o Sr. tiver interesse pode participar. Esse grupo foi criado para debater diversos assuntos, inclusive sobre o orçamento da Escola, o que é direito de todos os associados. Já que o Sr. é tão chegado a administração por que o Sr. não consegue uma reunião onde possamos expor nosso ponto de vista e a administração possa colocar o dela, como disse anteriormente a minha intenção com relação ao abaixo assinado jamais será diflamar a reputação da instituição e de sua administração, somente conseguir explicações para algumas decisões que foram tomada sem a consulta dos associados.

    Como já falei anteriormente me coloco a disposição para qualquer esclareciemento.

    Att,
    Arthur

    ReplyDelete
  65. Ninguém precisa desistir de nada. É muito simples: todos tem direitos e deveres. É só lembrar que seus direitos terminam quando começam os direitos do próximo. Todos os alunos tem direito a ter suas aulas em paz, se, pessoas estranhas a escola nas janelas, invasões de salas de aula ou invasões de outros espaços pedagógicos. No caso, o pátio é espaço pedagógico. Não é a pracinha da esquina. Uma coisa é descansar uns minutinhos no pátio. Outra coisa é ficar durante horas esperando a condução. Para tal, ao meu entender, a família (pq não é uma criança, é uma família inteira!) deve esperar no jardim de infancia, onde o menino está matriculado, e não ficar no pátio de ensino fundamental atrapalhando os vários recreios e atividades que lá acontecem. Andei me informando... Bom dia para todos.

    ReplyDelete
  66. Sr.Vitório,
    Em primeiro lugar se Arthur passou por avaliaçao médica e os médicos atestaram que ele esta apto e deve frequentar uma escola regular,a escola não aceitou Arthur na escola a mãe decidiu matricula-lo na escola em questão e a mesma não teria esta opção....

    E não sei o que o senhor entende por aceitação e solidadriedade,mas garanto que se fossse com seu filho vc não se contentaria com as atitudes dos membros da direção/presidência e infelizmente até mesmo de alguns pais ou que se dizem pais de alunos da mesmo escola...
    Quanto a presença de três adultos dentro de uma sala de jardim de infancia o Sr. Acha mesmo que a mãe e o pequeno Arthur é que ADORAM andar o dia inteiro com home-care,medicamentos,bala de óxigenio.....?
    Acha mesmo que se fosse possivel ela não deixaria o filho no horario da entrada na escola e busca-lo na hora da saída?Já pensou quantas coisas interessantes ela poderia fazer somente neste horario?
    Apesar de que a meu ver ela exerce a melhor atividade, a de ser mãe de verdade!!!!!
    Coisa que infelizmente os homens e algumas mulheres memso não chegam a saber o que é...
    Vc não concorda comigo que se a propria escola contribuice quem sabe seria possivel diminuir o numero de pessoas que tem que ficarem durante todo periodo das aulas de Arthur dentro de uma sala de jardin de infancia?
    E outra coisa quando a escola “aceitou”Arthur a mesma teve conhecimento de todas necessidades do pequeno,e agora pelo visto não esta mais disposta a cumprir o que foi combinado.
    So que as coisas não funcionam desde modo.
    E o senhor que fala tanto em sensacionalismo...pq não para de se mostrar tão disposto a “ajudar” e diz logo qual sua ligaçao real com a escola e admite que entra aqui no blog diariamente não por solidariedade mais sim por querer que a mae Consuelo chegue a seu extremo e tire o pequeno Arthur da escola?
    Eu não lhe conheço mais e esta a imprenssao que tenho aseu respeito!!

    ReplyDelete
  67. Sr.Antonio

    Primeiramente não são pessoas estranhas...
    E se é uma familia inteira e porque o Arthur realmente precisa e graças a Deus ele pode contar com essa familia!!!!
    E acho que esta discussão vai mto além de uma criança do jardim de infância esperar sua condução ou descansar no pátio do fundamental...
    Acho que devemos criar nossos filhos presando pela igualdade e respeito ao próximo dentro de suas diferenças!
    E acho que com esta exclusão e discriminação isso não será possível....

    ReplyDelete
  68. Palhaçada... e o que eles alegam pra não cumprir as obrigações da escola? Uma vergonha mesmo.

    E qual escola é essa? Me diga qual é, todo mundo precisa saber qual é, pra boicotar e ninguém nunca mais apoiar uma instituição assim.

    ReplyDelete
  69. Boa noite,

    Sra.Jessika,
    Não se preocupe, o problema do Arthur será resolvido,e tudo, rudo, tudo será apurado.
    Formamos um grupo de associados e estamos apurando,trabalhando em cima de fatos. inclusive questionando funcionários e associados, afim de uma apuração justa e imparcial.

    Quem acompanha meus posts , vê claramente que estamos tentando ajudar de todas as formas. Iremos até o final, não nos intimidaremos com colocações do tipo " nos encontraremos no judiciário e coisas do gênero. Manda o convitinho para o encontro, reza que nesta casa se faz justiça, melhor lugar para encontro impossível.

    Tudo será apurado e todos terão acesso.

    Senhor Luiz,
    Entrou nesse blog por acaso?
    Está mais perdido que deficiente visual em tiroteio, não sabe do que se trata, não sabe qual a instituição, acha tudo uma palhaçada, vai boicotar não sabe quem. Poderia ao menos ter lido alguma coisinha no blog. Leia o blog com atenção, ou se preferir passe seu telefone de maneira segura a senhora Consuelo, entenda mais sobre o assunto e volte a postar de maneira que contribua de forma positiva.
    Agora cá pra nós, palhaçada foi o seu post e boicotado deveria ser o seu post, com todo o respeito.

    Senhor Arthur,

    Como lhe falei não faço parte da administração e lhe informo neste exato momento que não sou secretária da escola para agendar sua reunião.
    O que posso fazer para ajudar lhe passar a maneira que nos dirigimos a administração e tem surtido um efeito muito positivo. Postarei um pouco mais tarde isso.
    Até logo.

    ReplyDelete
  70. Boa noite,

    Senhor Arthur, como é de seu conhecimento sou apenas um associado, quando quero uma reunião na associação ou enviar algum documento, faço sempre da mesma maneira, vou detalhar abaixo, espero que ajude o senhor.

    Após prévio debate com um grupo de associados, Redigimos um documento dirigido a presidência , enumerando os tópicos para reunião e finalizamos o documento solicitando uma reunião, procuramos a secretária levando duas vias, protocolamos o documento e solicitamos o encaminhamento do mesmo.

    Marcada a reunião, escolhemos, três pessoas para representar o grupo perante a administração, afim de tornar a reunião bem objetiva e produtiva.

    Debatemos os tópicos sempre de forma harmônica, caso não haja entendimento relativo sobre algum tópico relacionado ao documento inicial, apresentamos nossas ponderações e recebemos as da outra parte envolvida de imediato solicitamos nova data, para que as partes tenham tempo de refletir sobre o apresentado e buscar uma solução.

    Sempre utilizamos as palavras mágicas como " boa noite", "como vai"," por favor", "um minuto de sua atenção", "obrigado"," até logo"," passar bem".

    Se sou afortunado de ter acesso a presidência ou " tão chegado" como colocaram em posts . Essa é a fórmula.

    Vamos lançar aqui a campanha " SEJA UM AFORTUNADO VOCÊ TAMBÉM" ou o movimento " EU SOU UM TÃO CHEGADO"

    Minhas considerações

    ReplyDelete
  71. Sr. Vitório,

    é uma lastima que esse blog criado para mostrar as pessoas que "TUDO BEM SER DIFERENTE" ser usado com uniteralidade pelo Sr. para divulgar seus comentários, suas posições, endeusando os que lhe apoiam e criticando veementemente os que não compartilham das suas opiniões. Apesar de não lhe conhecer, sempre lhe tratei com o devido respeito, até porque EDUCAÇÃO se traz também de casa. E, graças a DEUS (por favor me permita ser piegas), sou uma afortunada por poder ter tido uma educação de 1ª tanto no nível escolar quanto no seio de minha família. O Sr. com certeza não me conhece, mais me julga equivocada, manipulada e imatura, conforme comentário aqui postado e que faço questão de replicar: "A Sra. Eliane sempre com colocações equivocadas e sem teor de ajuda algum. Faz o tipo vou falar tudo que ela gostaria de ouvir pois se sentirá melhor. Porém se vai contribuir para o bom andamento, é outra coisa. Funciona bem com amiguinhas entrando na adolescência, ainda sem maiores deveres, sem filhos , pequena responsabilidade social." Lembrando que fui a única PESSOA a se aproximar quando a Sra. Consuelo "berrava" no pátio da escola, sinto que já AJUDEI de alguma forma. Quanto a responsabilidade social, devido a falta de conhecimento de minha pessoa não lhe caberia e nem lhe CABE julgar. Não sou ex-aluna da ESCOLA CAMBAÚBA e talvez por isso meus feitos tanto no social quanto no profissional não sejam do conhecimento do Sr. ou de seu seleto grupo de amigos. Mas se o Sr. denota valores aos que prestam caridade, voluntariado, tratam as pessoas como iguais, são bem educadas e compartilham de bons, não fantásticos, relacionamentos, me sinto gratificada pois devo estar muita bem colocada no seu Ranking Pessoal. Ou não???? Agora me lembro que não compartilhamos das mesmas OPINIÕES PESSOAIS!

    ReplyDelete
  72. Não estou aqui para discutir com ninguém, até porque, quem me conhece, sabe que não é o meu perfil. Minha filha entrou na escola a 3 anos apenas e nesse período só colecionei amigos, tanto que matriculei o meu filho na mesma escola e fiz mais amigos, mas não é por isso que temos que achar que a Escola é PERFEITA. Se fosse, o Sr. mesmo não precisaria se reunir com outros associados para discutir tópicos a serem levados à Administração. Quer um exemplo,não imaginei,que por a escola se disser sempre aberta aos pais, que seria necessário tanta formalidade para se levar algum tópico em discussão. Ainda bem que temos o abaixo-assinado então, já que é uma forma de discussão entre vários associados onde a opinião dos mesmos convergeram a uma unanimidade quanto a certos assuntos e tópicos reverente a escola dos NOSSOS filhos. O abaixo-assinado, conforme o Sr. deve ter lido, não se trata de um "Golpe" a atual administração, conforme foi até sugerido aqui, ninguém quer distituir ninguém de cargo algum. Ninguém promoveu REUNIÕES SECRETAS, ninguém levou os assuntos acadêmicos para fora do ambito escolar, ninguém ultrapassou o limite de privacidade, igualdade e arbitrariedade de cada um. Ou seja transcorreu harmoniosamente. É uma forma de sermos escutados e sabermos que NÃO somos os únicos incomodados com certas "situações". É uma forma de convergência, de DEMOCRACIA. Golpes não são democráticos, e a história do nosso Brasil bem nos mostra isso.

    ReplyDelete
  73. Apesar de não achar graça em piadas relacionadas a qualquer tipo de deficiência, principalmente num blog que trata do mesmo assunto, achei incrível a sua idéia. Lançar aqui uma campanha " SEJA UM AFORTUNADO VOCÊ TAMBÉM" ou o movimento " EU SOU UM TÃO CHEGADO" seria perfeito. Afinal de contas ninguém quer ser excluído, ninguém quer ser "DIFERENTE". Se a campanha for realmente lançada faço questão de apoiá-la, afinal sou a favor da igualdade de direitos e acho que todos, disse TODOS, teem o DIREITO de se expor e opinar. Como o inicio de uma campanha demanda tempo e se tratando de que tudo na nossa Escola se dá com tamanha formalidade, apesar das "palavrinhas mágicas", vou utilizar a reunião individual do meu filho para rever alguns pontos que foram levantados aqui. Como por exemplo a segurança de nossos dados pessoais, porque da mesma forma que os dados do "CASO ARTHUR"(aos que compartilham das minhas "colocações sem valor" que me perdoem por essa denotação)foram tornados públicos e levados a reuniões de associados fora do espaço escolar, ao qual eles pertecem, será que os dados dos NOSSOS filhos e de nossas famílias são também LIVREMENTE usados. Para quem e como a escola disponibiliza nossos dados? Como eles foram parar em reunião de associados não ligados à Presidência, a Administração ou ao quadro funcional? Outro ponto, minha filha mais nova tem problema motor em uma das pernas será que ela vai precisar de uma perícia medica para ser matriculada, para ser ACEITA? Enfim, vou começar por aqui, até me tornar uma "AFORTUNADA" e poder rever minhas dúvidas e possíveis aflições quanto ao futuro acadêmico e formação pessoal dos MEUS filhos com a Direção e Presidência dessa Instituição. Alias já deveria ter feito isso antes...mas como essa é uma escola de pais comecei trocando experência com eles, a próposito esse foi o unico objetivo da formação do grupo de e-mails associados-emc@googlegroups.com, onde todos eram bem vindos. Ali foram postados 44 emails, que conforme o Sr mesmo leu e que estão em suas mãos agora, de alguns associados que trocavam experiências, contavam situações que seus filhos vivem na Escola...o que um relato de uma mãe que diz que o filho sofre dislexia, ou de outra que conta que a filha tomou advertencias da escola ou até mesmo, como no caso, a insatisfação pelo fim das comemorações de Dia das Mães, pode ser NOCIVO para a NOSSA ESCOLA, para uma "ESCOLA DE PAIS". Fica aqui o desabafo de uma Mestra e Doutora em Nutrição Materno Infantil, Voluntária por muitos anos em 2 associações para crianças "especiais" (Sociedade Pestalozzi do Brasil e APAE-RIO), Frequente colaboradora das obras sociais da ONG Mãos Solidárias(dentre outras instituições), esposa devota à 20 anos e principalmente MÃE de 3 filhos.

    P.S: Aqui termino meus comentários nesse blog, quem quizer um "direito de resposta" ou uma troca saudável de opiniões, pode me achar facilmente nos horários de entrada e saída da Escola...afinal de contas como já disse anteriormente participo de todas as atividades dos meus filhos de forma efetiva e integral.

    ReplyDelete
  74. Boa noite,

    Sra. Eliane
    Quem sou eu para lhe negar direito se der piegas, o blog é da senhora Consuelo e se a senhora acha que vai de encontro ao tema do blog, manda brasa, aliás já mandou.

    A título de ilustração afinal o post é público, devemos poupar trabalho de pesquisa aos leitos, por se tratar de uma palavra pouco utilizada. Pede o direito de ser piegas e diz que encara o blog com seriedade.

    Significado de Piegas
    adj. e s.m. e s.f. Que ou quem é dado a pieguices.
    Pessoa afetada, ridícula nas maneiras, dada a infantilidades.
    Que ou quem é ridiculamente sentimental.
    Fonte da informação : www.dicio.com.br




    Respeito sua opinião porém discordo.
    1) Qualquer pessoa sabe que post em bloq é público, informação disponível a todos na rede.

    2) Esse blog não foi criado pela associação e sim pela senhora Consuelo.

    3) Não vi post de dados cadastrais neste blog, não participo do outro grupo. aliás se a senhora está chateada reclama lá, faz um post relatando sua indignação sobre a gravidade deste fato. Eu acho, apenas acho, com todo o respeito que esse fato não diz respeito a este blog.

    4) Se cria um blog aberto para debate público, existem outras ferramentas disponíveis no mercado para um debate na rede de maneira reservada.

    5) Quem se preocupa tanto com seus dados não deve colocá-lo na rede. Recomendo literatura sobre segurança de informação na rede. Quanto cobrar sigilo de dados da Associação postado no google grups é surreal, não pode cobrar nem de quem administra o grupo, ele não é responsável pelas informações postadas. Porém é seu direito, cobra lá no grupo.

    6) O termo afortunado ao qual me referi , foi postado pela senhora Consuelo a respeito da minha pessoa.

    7) Como a senhora falou sua filha mais nova tem um probleminha motor em uma das pernas. a colocação " será que ela precisará de uma perícia para ser aceita?" recebo com certa ironia, seria essa questão um sinal que retornaremos ao sensacionalismo digno de tablóide britânico? Estará sendo levantada aqui uma nova questão, para que caso essa matrícula venha a ser efetiva o assunto já tenha tomado enorme proporção? Sabemos que existe deficiente visual, auditivo, cadeirante e outros mais. Dependendo das necessidades envolvidas no caso, sim. Para que a criança tenha todo o atendimento necessário e segurança entre as partes. Evitando problemas como o que passamos hoje. Sabemos que o caso do Arthur é de extrema gravidade e na minha opinião pessoal a perícia se faz necessária, Afim de preservar seu bem estar.

    ReplyDelete
  75. 8) Houve uma falha de interpretação da sua parte quanto ao meu modo de entrega de documentos, está atribuindo a associação a necessidade de tal procedimento atribuindo a associação a necessidade de tal. Recomendo que leia novamente o post com a ajuda de outra pessoa para melhor interpretação. O meu procedimento de entrega de documentos em qualquer estabelecimento é essa e sempre será. Acabou atribuindo de forma equivoca a um terceiro a necessidade de tal procedimento. affffffffffffff, Francamente.

    9) A senhora fala abertamente que este blog foi feito para discussão do problema do Arthur, ok, então porque a inclusão dos temas debatidos no seu outro grupo neste blog?

    10) Quanto ao abaixo-assinado, consta a assinatura de uma pessoa que não é associada, recomendo a exclusão desta assinatura, pode vir a afetar a credibilidade do documento.

    11) Quanto ao seu trabalho voluntário, acho bacana sim, parabéns. Ao menos em um ponto temos afinidade.

    No seu post fica evidente interpretação equivocada sobre alguns tópicos. Atribuição de responsabilidade a associação de procedimentos de protocolo de documentos praticados por terceiros de maneira descabida. Intenção de questionamento a associação sobre privacidade de dados, apesar de deixar claro em seu post que o fato ocorreu e,em seu google groups. Pode ser apenas uma impressão minha, porém me parece que culpar a associação por tudo virou moda.

    Pediu o direito de ser piegas, porém lendo o seu post fica claro que exerceu o direito de forma exacerbada.

    Respondendo a sua pergunta " me sinto gratificada pois devo estar muita bem colocada no seu Ranking Pessoal. Ou não????
    Não se sinta, após ter lido o post chegou a conclusão que a resposta é não.

    Minhas considerações.

    ReplyDelete
  76. Boa noite!

    Sr. Vitório,

    como sou uma pessoa muito inteligente e educada não podia deixá-lo sem resposta. Vejo que o seu forte realmente não é o respeito e a educação, fundamentos básicos para os que convivem comigo e minha família. Portanto não estar bem cotada no seu Ranking Pessoal para mim não é ofensa e sim motivo de ORGULHO. Saiba que a maior ignorância é a dos intolerantes. E a Intolerância é hoje uma das maiores causas de morte no mundo.Pense nisso, não custa nada!!! Não precisa me colocar a definição de "piegas" pois tenho dicionário em casa e não é novidade a forma como o Sr. me qualifica vide os seus próprios posts. E vou ser piegas novamente: Que Deus perdoe os ignorantes!!!! E infeliz daquele que não luta pelos seus direitos! Mas apesar de seus 11 pontos de discordância e uma ofensa gratuita, continuo querendo saber como reles associados tem informações pessoais dos outros reles associados, isso o Sr. não respondeu? Não falo de nome e turma dos nossos filhos até porque é notório e de muito fácil acesso a qualquer associado que frequenta assiduamente à escola (Foi por isso que o Sr. não colocou o nome e turma de seu filho aqui? Ficou receoso dessa exposição na Net... mas engraçado citou o nome de outros alunos, inclusive de um colega de turma de seu filho. Deveria ter mais cuidado ao se referir ao alheio...).Falo dos dados do caso Arthur, que pelo que sei não estão estampados em nenhum mural da escola! Não estou imputando culpa a ninguém, só quero assim como Sr. o é, ser uma pessoa mais bem informada sobre a política de confiabilidade utilizada na escola. Acho que é um Direito meu já que sou associado. A propósito, quem trouxe a inclusão de outros temas a esse blog foi o Sr., quando na postagem se referiu ao abaixo-assinado e a segurança. Abaixo-assinado esse, o qual o Sr. mostra ter bastante conhecimento,é para ser mesmo, porque é público assim como esse blog. Enfim, retiro o convite a me conhecer, porque já tracei o seu perfil e com certeza não é o tipo de pessoa que pertence ao meu nível de afinidade. Infelizmente esse é mais um defeito meu, nivelar as pessoas...e para mim vale mais a pena conversar com um analfabeto bem intencionado a debater com um culto ignorante. Há mais uma coisa, dispenso participar da campanha " EU SOU UM TÃO CHEGADO", porque com certeza já sou uma AFORTUNADA na vida. Olha eu sendo piegas de novo!!!! Rsssss

    ReplyDelete
  77. Boa Noite,

    Sra. Eliane

    Leia por favor meus posts passados com bastante atenção,verá que já foi comentado a respeito dos posts a mim enviados e inclusive o motivo, caso persista adúvida peça ajuda a alguém ( geralmente surte efeito).

    Psicologia infantil não surtirá efeito, em relação ao nome dos meus filhos, recomendo novamente a leitura de posts passados, nos moldes das recomendação anterior.

    quanto a citar o nome de um filho de amigo, foi feita com muito propriedade e relacionado ao post passoda de uma associada que também o fez, não vai reclamar dela? Francamente minha senhora não há coerência no que escreve.

    Se quer lhe devo satisfações e reservo ao direito de não respondê-la mais. Eu que sou ignorante.

    Em relação a informações, e entendimento dos fatos, acredito estar um passo a frente da associação, pois não dependemos de conselho ou coisa similar para tomar decisões,passamos da fase de entendimento, agora acompanhamos em tempo real. a senhora Consuelo está prestes a praticar uma ação muito positiva, e paralelamente outra que atasará a solução do problema, espera que essa não venha a se concretizar, é so o que posso lhe informar.

    Ofensa gratuita???

    Suas colocações ríspidas," ...e para mim vale mais a pena conversar com um analfabeto bem intencionado a debater com um culto ignorante. Há mais uma coisa, dispenso participar da campanha " EU SOU UM TÃO CHEGADO", porque com certeza já sou uma AFORTUNADA na vida. Olha eu sendo piegas de novo!!!! Rsssss "", são descabidas, desprezíveis, dignas de pena e bem infantil como blog de pré - adolescente com risinhos no final, total desrespeito a causa da senhora Consuelo.

    Quanto a campanha que participa, todos já têm conhecimento, ficou claro quando pediu o direito de ser piegas, e vem praticando com muita propriedade.

    Faz o seguinte, crie o blog " eu sou piegas", será um local apropriado para que eu possa dispensar a senhora toda atenção devida,me expressar com maior liberdade, lhe confesso, será um enorme prazer, aqui o objetivo é outro.

    Legal esse seu outro gesto de caridade, deve passar horas conversando com analfabetos bem intencionados, ato de extrema originalidade. Parabéns. Agora sim está començando a subir no meu ranking (apenas no quesito caridade). 10 nota 10.

    Ficarei ausente alguns dias por motivo de viagem, por favor não morra de saudades. Em breve voltarei a postar.


    Sinto um ar de hermeneutica moderna em falta.



    Minhas considerações

    ReplyDelete
  78. Boa tarde!

    Sr. Vitório,

    como desmonstrou gostar tanto de verbetes, lhe encaminho um para a sua apreciação:
    #Respeito - Origem: Wikipédia- denota um sentimento positivo de estima por uma pessoa ou para uma entidade (como uma nação, uma religião, etc.) e também ações especificas e condutas representativas daquela estima. Respeito também pode ser um sentimento especifico de consideração pelas qualidades reais do respeitado (Ex: Eu respeito o julgamento dela). Pode também ser conduzido de acordo com uma moral específica de respeito. Ser rude é considerado uma falta de respeito (desrespeito) enquanto que ações que honram a alguém ou a alguma coisa são consideradas respeito. Morais especificas de respeito são de importância fundamental para muitas culturas. Respeito por tradições e autoridades legitimas são identificadas por Jonathan Haidt como um dos cinco valores morais fundamentais compartilhados para um maior ou menor por sociedades diferentes e indivíduos diferentes. A palavra respeito vem do latim respicere que significa olhar para trás. Isso evoca a idéia de julgar alguma coisa em relação ao que foi feito quando é valoroso ser reconhecido. Além, a noção de respeito implica que pode ser aplicado para uma pessoa que fez algo certo, mas também para qualquer coisa afirmada no passado como uma promessa, a lei, etc. Isto também é porque na maioria dos idiomas, é dito que o respeito deve ser merecido.

    ReplyDelete
  79. Leu. Agora segue trechos de alguns de seus "respeitosos" posts:

    “Entro no pátio e vejo a Senhora aos berros”
    “Francamente nunca vi tamanha infelicidade em seus referidos comentários.”
    “Que Deus tenha misericórdia e te transforme em uma pessoa melhor.”
    “ficaria com vergonha da senhora.”
    “não pude dispensar atenção a Sra. Consuelo naquele momento”
    “acredito ter perdido meu tempo e ter feito papel de bobo.”
    “tudo gira em torno de uma criança e o resto que se dane?”
    “o resto é papo furado”
    “estamos deixando de lado todo o sensacionalismo que passou a fazer parte.”
    “Está mais perdido que deficiente visual em tiroteio”
    “Agora cá pra nós, palhaçada foi o seu post e boicotado deveria ser o seu post, com todo o respeito”.
    “não sou secretária da escola para agendar sua reunião”
    “retornaremos ao sensacionalismo digno de tablóide britânico”
    “Recomendo que leia novamente o post com a ajuda de outra pessoa para melhor interpretação”
    “ridiculamente sentimental.”
    “affffffffffffff, Francamente.”
    “evidente interpretação equivocada sobre alguns tópicos.”
    “Francamente minha senhora não há coerência no que escreve.”
    “Suas colocações ríspidas. .. são descabidas, desprezíveis, dignas de pena e bem infantil como blog de pré - adolescente com risinhos no final”
    “Faz o seguinte, crie o blog " eu sou piegas", será um local apropriado para que eu possa dispensar a senhora toda atenção devida,me expressar com maior liberdade, lhe confesso, será um enorme prazer, aqui o objetivo é outro.”
    "A Sra. Eliane sempre com colocações equivocadas e sem teor de ajuda algum. Faz o tipo vou falar tudo que ela gostaria de ouvir pois se sentirá melhor. Porém se vai contribuir para o bom andamento, é outra coisa. Funciona bem com amiguinhas entrando na adolescência, ainda sem maiores deveres, sem filhos , pequena responsabilidade social."

    Quem esta faltando com o Respeito aqui?
    O Sr. esquece que Respeito é a uma das principais temáticas envolvidas neste assunto,afinal de contas, é o que o Arthur quer...RESPEITO. É o que eu quero como Mãe, Esposa, Mulher e como Cidadã. Como "mestre" em hermeneutica moderna, bem assessorado como diz SER e "profundo conhecedor da SUA verdade absoluta" acho que esta conseguindo entender...
    Reza a Constituição Brasileira no Capítulo I, Artigo 5º que trata Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos que cada um de nós tem o direito de viver, de ser livre, de ter sua casa, de SER RESPEITADO COMO PESSOA, de não ter medo, de não ser pisado por causa de seu sexo, de sua cor, de sua idade, de seu trabalho, da cidade de onde veio, da situação em que está, ou por causa de qualquer outra coisa. Qualquer ser humano é nosso companheiro porque tem os mesmos direitos que nós temos. Esses direitos são sagrados e não podem ser tirados de nós; se forem desrespeitados, continuamos a ser gente e podemos e devemos lutar para que eles sejam reconhecidos. Fica aqui o recado, para um bom entendedor...

    E quanto à Saudades, vai outro Verbete: # Saudade: Pesar pela ausência de alguém que nos é querido. Certamente não sentirei saudades...

    Receba as considerações dessa "Patricinha Ridiculamente Sentimental" (como a sua própria hermeneutica moderna assim me traduz) e fica aqui o convite a ser o cofundador do blog "Eu sou piegas", porque relendo os seus posts, percebo que o Sr. tem muito a acrescentar a esse tema.

    Até a volta! Esperando que o Sr. retorne com mais conteudo a esse forum de debate e tirando o seu foco em ataques e ofensas de cunho pessoal.

    ReplyDelete
  80. Parece que ainda ninguém percebeu que a pessoa que dá os seus comentários com o nome de Sr. Vitório é um personagem.

    O que temos e sabemos sobre o “Sr. Vitório”?????

    Somente temos o conhecimento que é uma pessoa COVARDE e é envolvida com a direção da Escola.

    MOSTRA A CARA “SR. VITÓRIO”, sai do personagem e vive a realidade, pois o assunto que estamos tratando aqui é muito sério... É A VIDA DE UMA CRIANÇA QUE MERECE SER RESPEITADA.

    ReplyDelete
  81. Va com Deus Sr. Vitório...

    E nao vamos sentir sua falta!!!!!!!!!!!!!!!

    Nao volte mais aqui se nao for se identificar,e parar de falar em respeito,e solidariedade sem ter atitudes que combinem com suas palavras...

    ReplyDelete
  82. O que está acontecendo com as pessoas? Não entendo o medo que alguns tem ao Amor., é isso mesmo: AMOR...a luta dessa família, dessa mãe, desse pai, dessa vovó., em suma, a luta é por amor, e eu e meu esposo José conhecemos essa família desde o nascimento do Arthur na CSSJ no Humaita Rio. Arthur é amado, é querido, é repeitado na sua diferença, e eu acho que algumas pessoas tem pavor do amor, amor incondicional; ÁGAPE!!!! Pelo amor de Deus, vamos aprender a entender o amor, é isso o pecado dessa família?? Amar o Arthur acima de tudo!!! Quanto ao colégio, meu Deus!! Sem comentários!!! Estamos em 2011 e o tem povinho mente pequena, caramba!!! Tô enojada!!! Só tenho a dizer::: Àgape neles!!!!!! Ana Maria & José Sobral

    ReplyDelete
  83. NÃO VOU COMENTAR SOBRE PESSOAS INSIGNIFICANTES E NEM NOME AS DAREI,,!!! MEU TEMPO É PRECIOSO !! COMENTO SOBRE O AMOR, COMENTO SOBRE O ARTHUR E ESSA FAMÍLIA QUE TEM UM GRANDE PECADO; O AMOR INCONDICIONAL A UM JOVEM LINDO E QUE TEM SUAS LIMITAÇÕES, MAS, QUEM NÃO AS TEM.....MUITOS FICARAM VELHOS NO CORPO, POIS NA ALMA JÁ OS SÃO E PRECISARAM DE REMÉDIOS, DE FRALDAS GERIÁTRICAS, DE ATENÇÃO, DE AMOR!!! OU MELHOR.....SERÁ QUE TERÃO ALGUÉM QUE OS AMEM??? ALQUÉM PARA CUIDAR DELES?? BEM ÁGAPE NELES!!!! ANA & SOBRAL

    ReplyDelete
  84. - LAMENTO TER CHEGADO TARDE. O "POST" VIROU FORUM DA PIOR ESPÉCIE, ONDE QUASE (QUASE) TODOS SE ESMERAM EM DEMONSTRAR UMA CIVILIDADE FALSA, UM ALTRUÍSMO HIPÓCRITA, UMA SABEDORIA SALOMÔNICA. ENGALFINHAM-SE EM RETÓRICAS OSTENTOSAS, USANDO O DRAMA DE UMA CRIANÇA E DA SUA MÃE COMO PEDESTAL PARA EXIBIREM SUA IRONIA SOCRÁTICA, SUA ORATÓRIA DEMOSTÊNICA, SEU ACADEMICISMO SEM ALMA - SEM PERCEBER COMO ISSO DEPÕE CONTRA SUA POSTURA MORAL.
    - Rezarei hoje pelo menino Arthur. Rezarei por sua mãe. E, se tiver estômago, pelos alegres gladiadores desta arena - para que Deus os ilumine.
    - Meu nome é Rodolfo. E para informação de todos, sou suspeito para falar. O Arthur é primo da minha neta. Deus o ajude.

    ReplyDelete
  85. Achei ironico esta semana a midia falar sobre inclusao social... e agora me pego lendo o blog de uma colega de luta e seu filho sendo discriminados...
    Não vejo nada demais uma mãe exigir dignidade... ela não esta pedindo nada demais, apenas quer o direito de seu filho estudar...

    Todos dizem que somos iguais... e pq uma criança que determinadas limitações não podem estudar??? Pq dificultar a vida desta criança??? será que ele já não sofreu demais??? Será que já não enfrentou obstaculos demais??? Será que já não luto por demasiado??? Até mesmo para hoje está vivo, andando, correndo e brincando???

    Onde esta a famosa inclusao???

    Querida Consuelo, estamos ao seu lado... continue guerreira lutando pelo pequeno principe... Que as poderosas Mãos de Nosso Senhor Jesus operem em seu favor!!!

    Chuva de bençãos,
    Lallucha Rodrigues

    ReplyDelete
  86. Passei o final de semana pensando no ser humano....pensando aonde iremos chegar com tantos preconceitos...conceitos pre estabelecidos por pessoas fracas de amor...pois, quem tem amor interno tem conceitos de igualdade, de fraternidade e de respeito ao outro. Então, vamos agregar valores e não pregar desvalores....boa semana a todos os que sabem se dar valor, valorizando o outro. Ana Maria & Sobral

    ReplyDelete
  87. Que tal pensar no PODEROSO PAI ETERNO omde existe a sua Igrja em Goias- Trindade, para amenizar os coraçoes das pessoas e resolver assuntos serios , e nao ficar com picuinhas, ja que o Artur tem os seus direitos ok vamos respeita-los.. e fazer que ele aproveite o que tem direito sem ofensas,justiças ,leis e coisas desagradaveis que possam afetar a todos e ao Artur ok desejo Consuelo que tudo acabe bem vcs e a escola

    ReplyDelete
  88. Ser feliz ou ter razão?

    Oito da noite, numa avenida movimentada. O casal já está atrasado para jantar na casa de uns amigos. O endereço é novo e ela consultou no mapa antes de sair. Ele conduz o carro. Ela orienta e pede para que vire, na próxima rua, à esquerda. Ele tem certeza de que é à direita. Discutem.
    Percebendo que além de atrasados, poderiam ficar mal-humorados, ela deixa que ele decida. Ele vira à direita e percebe, então, que estava errado.
    Embora com dificuldade, admite que insistiu no caminho errado, enquanto faz o retorno. Ela sorri e diz que não há nenhum problema se chegarem alguns minutos atrasados.
    Mas ele ainda quer saber: - Se tinhas tanta certeza de que eu estava indo pelo caminho errado, devias ter insistido um pouco mais...
    E ela diz: - Entre ter razão e ser feliz, prefiro ser feliz.
    Estávamos à beira de uma discussão, se eu insistisse mais, teríamos estragado a noite!

    MORAL DA HISTÓRIA
    Esta pequena história foi contada por uma empresária, durante uma palestra sobre simplicidade no mundo do trabalho. Ela usou a cena para ilustrar quanta energia nós gastamos apenas para demonstrar que temos razão, independentemente, de tê-la ou não. Desde que ouvi esta história, tenho me perguntado com mais freqüência: "Quero ser feliz ou ter razão?"

    Aproveito para sugerir a todos os que escrevem neste blog a mesma coisa "Vamos tentar ser felizes ou vamos continuar querendo ter razão?"

    As razões aqui expostas acabaram fugindo do seu ideal inicial e acabou virando uma batalha pessoal, cada um tentando ter mais razão que o outro... por isso fica aqui a minha humilde sugestão... vamos cada um cuidar de nossas próprias vidas e vamos deixar que a familia e a escola se entendam da melhor forma? Com certeza o gasto de "energia" vai ser bem menor e tenho a certeza que chegaram a um acordo bom para ambas as partes. Obrigado a todos que estão cedendo um pouco de seu precioso tempo para ler este comentário, uma boa semana a todos, com muita paz !!

    ReplyDelete
  89. Concordo com vc acima em tentar ser felizes...a mekhor politica e que anbas as partes cheguen a un consenso sem ofensas ou picunhas, ou bate boca na escola, na rua, com os pais dos alunos, pois se cada um escolheu a escola e pq ela esta dentro dos parametros destas familias, que no seu caso acho que vc Consuelo escolheu pelo mesmo motivo ja quer ambas irmas ja foram alunas deste estabelecimento, entao vamos concordar que a coisa mais bonita, e o acordo entre damas.... e nao dise me disse pois na posiçao das partes o melhor e o dialogo sem ofensas difamaçao fofoca e etc... espero que vcs acabem Bem para todos que frequentam a CAMBAUBA nada como a famosa palavra PAZ PAZ PAZ espero mais uma vez que essa palavra seja de reflexao OBRIGADA P A Z

    ReplyDelete
  90. Procuramos o funcionário em questão para dar-lhe total apoio para que tomasse as providências cabíveis, e em um gesto NOBRE disse que não seria ele que levaria problemas para a pessoa em questão. Nosso grupo está determinado em tomar todas as medidas legais para que isso não venha a acontecer novamente, e responsabilizar judicialmente a pessoa pelo ato cometido, notificaremos a associação para que se forme uma ASSEMBLÉIA GERAL para que se trate especialmente deste assunto e outros pertinentes a este caso.

    Ações com indenizações diárias baseadas em valores absurdos, criticas sem fundamentos a nossos filhos na hora do recreio dando a entender que não educamos nossos filhos, discriminação contra funcionários. Basta , onde isso vai parar ?

    Queremos assembléia Já!!!

    Todas ações que cometemos provocam reações, é preciso deixar claro aqui, que nossos filhos adolescentes já tomaram conhecimento dos fatos e os pais da mesma forma, e que esse tipo de atitude não esta agradando a ninguém. As pessoas estão apreensivas, se informando melhor e se afastando afim de evitar problemas.

    Aproveito e peço que todas as manifestações religiosas postadas aqui neste blog, sejam dirigidas também as pessoas de cor, humildes trabalhadores de baixo poder aquisitivo e principalmente aos de grande coração capazes de gestos tão nobres.
    Levaremos esse assunto a administração e conselho, pois achamos de extrema gravidade. Não é justo que profissionais que lidam diariamente com nossos filhos passem por tal humilhação.

    É sabido que humilhação não gera compreensão e muito menos traz solução para nossos problemas.

    Quando buscamos nossos direitos, devemos buscá-lo de forma justa, pois a justiça deve estar presente em todos os momentos e não somente refletir uma postura ou comportamento.

    Devemos nortear nossas ações na presteza e humildade. Assumindo e buscando de todos um compromisso com a honestidade, pois ela é um valor que deve ser praticado em todos os momentos.

    Também procurando ser SEMPRE JUSTO, agindo e buscando ações com clareza e transparência. Pois assim conquistaremos equilíbrio, correção e o respeito de todos.

    A Justiça é para todos e o respeito também.

    Minhas sinceras considerações.

    ReplyDelete
  91. Vou postar novamente na devida ordem.

    ReplyDelete
  92. Boa noite,

    Senhora Eliane, quando se reproduz pedaços de posts, o sentido da frases se perde completamente, não serve de parâmetro algum. Agora a senhora se denomina " Receba as considerações dessa "Patricinha Ridiculamente Sentimental"". A "Patricinha Ridiculamente Sentimental" é uma boneca da estrela? uma obra de ficção? ou apenas mais uma colocação infeliz?

    Nossa senhora definitivamente e senhora está determinada a deturpar o objetivo principal deste blog, primeiro pede o direito de ser piegas agora se intitula "Patricinha Ridiculamente Sentimental", francamente minha senhora.

    Embora a senhora insista que sou envolvido com a administração da escola, reafirmo que não, deveria ter percebido isso já e que também o Vitório representa um grupo de associados, não é apenas um associado. Temos coisas mais graves a tratar a partir de agora, bem graves. E a partir de hoje estaremos cobrando providências legais da direção sobre os fatos que apresentaremos a seguir.

    Reafirmo meu compromisso aqui com a realidade e apuração dos fatos, SE FALA ABERTAMENTE NESTE BLOG EM DISCRIMINAÇÃO PRATICADA, HUMILHAÇÃO E INJUSTIÇA, POIS BEM.

    A senhora postou com muita propriedade o que vou reproduzir integralmente.
    " Reza a Constituição Brasileira no Capítulo I, Artigo 5º que trata Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos que cada um de nós tem o direito de viver, de ser livre, de ter sua casa, de SER RESPEITADO COMO PESSOA, de não ter medo, de não ser pisado por causa de seu sexo, de sua cor, de sua idade, de seu trabalho, da cidade de onde veio, da situação em que está, ou por causa de qualquer outra coisa. Qualquer ser humano é nosso companheiro porque tem os mesmos direitos que nós temos. Esses direitos são sagrados e não podem ser tirados de nós; se forem desrespeitados, continuamos a ser gente e podemos e devemos lutar para que eles sejam reconhecidos. Fica aqui o recado, para um bom entendedor..."
    E ainda vou acrescentar a LEI Nº 12.288, DE 20 DE JULHO DE 2010.

    Nos deparamos com um fato ocorrido de extrema infelicidade e estamos perplexos. Temos provas e testemunhas que um funcionário da escola foi chamado de "preto e pobre" por uma associada envolvida diretamente no assunto. Isso é um absurdo, inadmissível e lamentável. Não resolve o problema de ninguém, muito pelo contrário, causa repúdio.

    ReplyDelete
  93. Procuramos o funcionário em questão para dar-lhe total apoio para que tomasse as providências cabíveis, e em um gesto NOBRE disse que não seria ele que levaria problemas para a pessoa em questão.

    Nosso grupo está determinado em tomar todas as medidas legais para que isso não venha a acontecer novamente, e responsabilizar judicialmente a pessoa pelo ato cometido, notificaremos a associação para que se forme uma ASSEMBLÉIA GERAL para que se trate especialmente deste assunto e outros pertinentes a este caso.

    Ações com indenizações diárias com valores absurdos, criticas sem fundamentos a nossos filhos na hora do recreio dando a entender que não educamos nossos filhos, discriminação contra funcionários. Basta , onde isso vai parar ?

    Queremos assembléia Já!!!

    Todas ações que cometemos provocam reações, é preciso deixar claro aqui, que nossos filhos adolescentes, já tomaram conhecimento dos fatos, os pais da mesma forma, e que esse tipo de atitude não esta agradando a ninguém. As pessoas estão apreensivas, se informando melhor e se afastando afim de evitar problemas.

    Aproveito e peço que todas as manifestações religiosas postadas aqui neste blog, sejam dirigidas também as pessoas de cor, humildes trabalhadores de baixo poder aquisitivo e principalmente aos de grande coração capazes de gestos tão nobres.

    Levaremos esse assunto a administração e conselho, pois achamos de extrema gravidade. Não é justo que profissionais que lidam diariamente com nossos filhos passem por tal humilhação.

    É sabido que humilhação não gera compreensão e muito menos é solução.

    Quando buscamos nossos direitos, devemos buscá-lo de forma justa, pois a justiça deve estar presente em todos os momentos e não somente refletir uma postura ou comportamento.

    Devemos nortear nossas ações na presteza e humildade. Assumindo e buscando de todos um compromisso com a honestidade, pois ela é um valor que deve ser praticado em todos os momentos.

    Também procurando ser SEMPRE JUSTO, agindo e buscando ações com clareza e transparência. Pois assim conquistaremos equilíbrio, correção e o respeito de todos.

    A Justiça é para todos e o respeito também.

    Minhas sinceras considerações.

    ReplyDelete
  94. Sr. Vitório ou Senhores Vitórios,

    Eu realmente esperava não ter que voltar a esta postagem mas seu último comentário precisa de resposta.

    Primeiro, não tenho nada haver com o tipo de educação que os senhores dão aos seus filhos. A única questão levantada foi o fato de incomodar a escola o descanso de uma criança especial no pátio quando lá é local onde existe inclusive se presencia namoro de adolescentes.

    No mais, já está claro para todos os leitores sua estratégia de querer desacreditar e ofender todos os simpatizantes da inclusão. Agora vem imputar a indivíduo indeterminado formas de preconceito para abafar e desviar a atenção do único objetivo deste blog – o respeito a todos os indivíduos independente de suas características individuais.

    Devo dizer que não conheço todos os associados desta escola, obviamente nenhum de vocês que se intitulam Sr. Vitório. Mas posso lhe garantir que sendo negra e pobre - prestando serviços a família desde que ele tinha 6 meses de idade, quando Arthur ainda estava internado no hospital Copa D´Or - este sujeito indeterminado que o senhor joga em seu post, se existe, certamente não pertence a família da criança que está sofrendo rejeição e preconceito pela condição de ser especial.

    ReplyDelete
  95. Sr. Vitorio,
    É estranho que o senhor saia em defesa, em tese (uma vez que nem sabemos se isso existe), de um funcionário adulto e capaz e esteja aqui tumultuando e divergindo o propósito de uma discussão que existe em prol da defesa de um incapaz, uma criança portadora de necessidades especiais.
    Toda escola com objetivo de educar e formar cidadãos deveria vestir a camisa da inclusão, que transforma não só a vida do especial mas de todos os seus alunos.
    Não é o que está ocorrendo neste caso.
    Onde não só a escola mas agora um grupo de pais, preocupados com o próprio bolso, como afirmou um senhor acima, gastam o seu tempo para atacar uma família que luta pelo exercicio regular de seu direito.

    ReplyDelete
  96. Agora o Sr. está tentando distrair a atenção das pessoas para o verdadeiro foco que é inclusão,o respeito e livre passagem de uma criança especial. Não consigo entender por que ao invés de se preocupar com coisas de sua própria vida fica tumultuando e enchendo o blog com afirmações que jamais deveriam aqui está!!!!!!

    ReplyDelete
  97. Boa tarde,
    Sra. Sandra e Luciana não se preocupem, fatos são comprovados, todos saberão quem é a pessoa e a qual família pertence, tudo está documentado e há uma Lei específica sobre o assunto e bem rígida por sinal, então todos saberão inclusive a posição do Juiz. Por falar nisso divulgaram em email, uma ação indeferida pelo Juiz, muito bom o email , as senhoras deveriam consultar, em vermelho as acusações e em verde o parecer do Juiz. Bastante justo. Consulte o associado mais próximo a você, as informações estão sendo divulgadas de forma eficiente, através de fatos e documentos, sem suposições .
    Sra. ELaine, o Arthur foi aceito na escola faz tempo, tem todo o respeito merecido e livre passagem, atestado por orgão do governo em documento. A senhora não deve estar acompanhando né, leia a tudo com atenção, e verá que nunca houve exclusão, aliás se o objetivo exclusivo deste blog é relatar uma exclusão feita pela associação em relação ao Arthur, ele deve se retirado, por que foi provado que isso não ocorreu.
    Olha como eu gostaria de fazer parte da administração da escola neste momento, já teria resolvido isso com uma perícia médica, com todos os profissionais necessários em suas respectivas áreas nesta junta médica, para um diagnóstico preciso e desenvolvimento de rotina específica para emergência, seria maravilhoso para a escola e a família também, infelizmente sou apenas um associado.

    Diga-se de passagem a senhora Sandra Marina além de ser grande observadora de pátio escreve e se expressa muito bem, quando li seu primeiro post pensei que fosse a Sra. Consuelo, quando busquei o autor do post li Sandra, pensei deve ser advogada também. " Não falo isso em nome de ninguém porque não tenho procuração para isso. Falo o que vi, ouvi e presenciei no meu horário de trabalho" Quanto zelo, com a patroa.

    Aproveitando o seu post (andava sumida...), gostaria de um esclarecimento. Não sei se a senhora é enfermeira, técnica em enfermagem ou cuidadora, sei que acompanha o Arthur. Pois bem, quanto do seu tempo dedica a observar os adolescentes no pátio e quanto resta ao Arthur de fato? ( pergunta baseada no seu post de 5 de maio de 2011.) É paga para isso? A senhora tem esse direito? É uma determinação da sua patroa? É de sua exclusiva responsabilidade este ato? Vários pais estão curiosos.

    ReplyDelete
  98. Ainda sobre o seu Post
    " Qual a nocividade de uma criança de 5 anos, doente, sentar no pátio para aguardar seu transporte, para descansar entre uma aula e outra para não passar mal pelo excesso de estímulos ?

    Por que, ao invés disso, a escola não se preocupa com o pátio cheio de adolescentes fazendo algazarra e gritando, namorando, sentados no colo uns dos outros, beijando na boca, na frente das criancinhas?

    Não falo isso em nome de ninguém porque não tenho procuração para isso. Falo o que vi, ouvi e presenciei no meu horário de trabalho com indignação pela inversão total dos valores que vejo, e total falta de respeito ao meu paciente."
    NÃO SERIA UM ATO EXTREMAMENTE GRAVE E DE CERTA NEGLIGÊNCIA MANTER O ARTHUR NO PÁTIO, EM FACE AO QUE É RELATADO NO SEGUNDO PARÁGRAFO, " pátio cheio de adolescentes fazendo algazarra e gritando, namorando, sentados no colo uns dos outros, beijando na boca, na frente das criancinhas" LEVANDO EM CONTA QUE EM QUALQUER ESCOLA NO PLANETA CRIANÇAS, CORREM, PULAM, BRINCAM, DANÇAM, CANTAM E OU EXERCEM PRÁTICAS PERTINENTES A SUA IDADE DURANTE O INTERVALO, E QUE O ARTHUR PRECISA DE OXINÊNIO E APARELHOS, PELA LÓGICA NÃO SERIA O PÁTIO UM LOCAL PERIGOSO? PODERIA COLOCAR SUA VIDA EM RISCO?. PODERIA O ARTHUR AGUARDAR EM UM LOCAL MAIS SEGURO, RESERVADO, CASO NECESSITE IMEDIATAMENTE DE PRIMEIROS SOCORROS?
    Não tenho formação na área médica como a Senhora ou a avó do Arthur, apenas uma humilde observação baseada em lógica para tentar ajudar.

    Sra. Luciana , o Arthur está tendo todo atendimento possível por parte da escola, aliás sempre teve e como foi confirmado através de documentos, e hoje do conhecimento de quase todos os associados. E na minha opinião o Arthur está tendo uma estrutura , como já citei antes, maior que a necessária contando 3 adultos dentro da sala de aula. O que atrapalha bastante o ritmo da aula. ( E TEM GENTE QUE AINDA RECLAMA DA ESCOLA).

    ReplyDelete
  99. Ao longo deste mês de apurações sobre os fatos citados neste blog, chegamos a conclusão que podemos ajudar as pessoas que realmente estão interessadas em experiências documentadas sobre adaptações no Brasil inteiro, desenvolvimento de rotina, acompanhamento e evolução de alunos com necessidades especiais . Mostrando principalmente atitudes que devemos evitar.
    Com o fato aqui relatado e com aproximadamente 100 posts sobre o tópico.
    Ficou clara aceitação do Arthur pela associação, a fiscalização pela metropolitana e parecer favorável a associação no cumprimento das necessidades do mesmo. Que acusações feitas a associação sem fundamentos e pedido de indenização com valores astronômicos foram indeferidas por um Juiz de direito.(NINGUÉM MUDARÁ ISSO SÃO FATOS E DOCUMENTOS. É A SIMPLES PURA REALIDADE JULGADA E DOCUMENTADA POR QUEM DE DIREITO).
    Outro fato curioso, é que várias pessoas tentaram ajudar dando opiniões como reuniões, palestra com especialistas, acordo judicial, perícia médica e etc..todos foram recusados. Eu Hein!!
    Realmente triste, o que nos conforta é saber que o Arthur sempre foi bem atendido, o trabalho da Associação foi bem visto pelo orgão do governo que regula as escolas particulares e as acusações consideradas sem fundamento, a Justiça foi feita graças a Deus, pena que o desgaste, mágoa, ressentimentos e coisas do genêro resultantes não se resolva com um simples despacho judicial. Devemos evitar atitudes que nos afastem dos outros pais e por consequência afastem nossos filhos de seus amigos levando ao isolamento futuro.Cada um com sua responsabilidade,O Que fazer?

    ReplyDelete
  100. com sua responsabilidade,O Que fazer?
    Busquem o entendimento, o apoio de pessoas especializadas junto ao caso, mantenham sempre um diálogo racional, afinal existe uma Lei sobre o assunto e ela terá que ser cumprida. Adianta brigar?? através do respeito e bom senso a Lei prevalecerá.
    Dentro da escola nos nossos filhos temos 2 casos que foram bem adaptados, um rápido e outro nem tanto pela necessidade de grandes obras, inclusive elevador, obra essa que só poderia ser feita nas férias de final de ano. E também o caso da terceira criança adaptada, com trabalho reconhecido pelo orgão regulador, porém, como é explicito aqui, a família busca judicialmente indenizações diárias, multas e outras coisas presentes no despacho indeferido. ( Documento Público).
    Sabemos de diversas famílias neste país lutando pelos direitos de seus filhos. Senhores pais, este blog resume quase um ano e meio de uma adaptação não convencional, existe uma documentação farta, despachos judiciais e perecer de orgão público. Vejam atitudes tomadas pelas partes, quem errou, quem acertou,Tirem suas conclusões e caso venham a passar por isso um dia ( Espero que não) será de grande valia.

    Lembrando,

    Quando buscamos nossos direitos, devemos buscá-lo de forma justa, pois a justiça deve estar presente em todos os momentos e não somente refletir uma postura ou comportamento.
    Devemos nortear nossas ações com presteza e humildade. Assumindo e buscando de todos um compromisso com a honestidade, pois ela é um valor que deve ser praticado em todos os momentos.
    Também procurando ser SEMPRE JUSTO, agindo e buscando ações com clareza e transparência. Pois assim conquistaremos equilíbrio, correção e o respeito de todos.

    Minhas considerações

    ReplyDelete
  101. Lendo um trecho do post do Sr. Vitório, fiquei muito preocupado:

    "Sra. Luciana , o Arthur está tendo todo atendimento possível por parte da escola, aliás sempre teve e como foi confirmado através de documentos, e hoje do conhecimento de quase todos os associados".

    Como assim? Documentos referentes ao Arthur que são de conhecimento de quase todos os associados? A privacidade dos alunos fica onde?

    Simplesmente revoltante, acho um ultraje a escola fornecer informações sigilosas dos alunos a outros associados, violando o direito básico a privacidade.

    O que garante que a escola não faz isso com outros alunos?

    Que vergonha.

    ReplyDelete
  102. Vejo que o Senhor como alguns que postam aqui não acompanham os posts e nem outros grupos referentes ao assunto, alías onde se trocam emails e informações, inclusive de processos que se tornaram públicos, então leia, não vou perder tempo aqui pegando link e colando para quem não acompanha. E claro que depois de um ano meio e alguns blogs e principalmente após se tornar público um pedido de indenização diária muitos associados foram se informar pessoalmente, se falaram e chegaram a alguma conclusão o que é logico, realmente não entendi o teor da sua colocação. AFINAL EM UMA ASSOCIAÇÃO RELATIVAMENTE PEQUENA COM O PERFIL COMO O NOSSO DE EX-ALUNOS NA SUA MAIORIA, QUASE 2 ANOS DE DEBATE, ALÍAS COLOCADO COMO UM PROBLEMA GRAVÍSSIMO POR ESTE BLOG, NÃO GERAR INTERESSE. SERIA INFANTILIDADE MINHA PENSAR AO CONTRÁRIO E NÃO ACHAR QUE A DISCUSSÃO VIA BLOG TIVESSE ESSE OBJETIVO. SÓ LAMENTO QUE A REPERCURSSÃO NÃO TENHA SIDO A ESPERADA. E REALMENTE TENTAR LEVANTAR AOS 45 DO SEGUNDO TEMPO ESSA BANDEIRA NÃO VAI RESOLVER O PROBLEMA E NEM TIRAR A CREDIBILIDADE DA ESCOLA, QUE NÃO TEM NADA HAVER COM ESSE BLOG E NEM COM AS INFORMAÇÕES DIVULDADAS NO GOOGLE GROUPS VIA EMAIL.
    O que tentei explicar no meu post passado, é que o assunto é amplamente discutido entre os associados, todos buscam suas informações, já formaram sua opinião em cima de documentos divulgados públicamente pela justiça. Ai vem um aqui querendo rsponsabilizar terceiros.
    Affffffffffff, francamente.
    Sem considerações

    ReplyDelete
  103. Vergonha é se tentar responsabilizar terceiros, pelo que se vê não sabe qual é o documento e muito menos leu, e deixa claro que se quer sabe a origem do documento julgado.
    Lamentável.

    ReplyDelete
  104. Estou tão preocupado com a muita preocupação do senhor que vou ajudá - lo
    TJERJ - Processo nº: 0004357-96.2011.8.19.0207

    Vai lá e questiona a privacidade dos alunos não sei se vai te ajudar mais eu acho que o presidente do TJERJ não é o mesmo da escola. Confere lá né. as coisas hoje mudam com uma velocidade tão grande.

    ReplyDelete
  105. Bom dia

    Esse blog está show de bola, hoje tem progaganda de pizza com 90% de desconto. vou pedir uma de aliche.

    O gente clica ai nessa pizza para gerar uma receita publicitária pra galera.

    Alguém tem uma receita boa de brigadeiro para comer depois da pizza?

    ReplyDelete
  106. Bom dia Hoje a promoção do blog é Sushi e Sashimi com 90%de desconto, realmente imperdível, esse blog com essas propagandas está ficando interessante.

    Boa pedida ai da administração.Já dei um click

    Parabéns.

    ReplyDelete

" É livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato".

Entretanto, a internet não tem limites territoriais, éticos ou morais, impondo a necessidade de moderação com intuito de proteger os usuários do blog e respeitar as diferenças.

Assim, me reservo o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, preconceituosos, difamatórios, caluniosos, que sejam de alguma forma prejudiciais a terceiros ou textos de caráter promocional.