Nós todos somos o amanhã!

Nós todos somos o amanhã!

Wednesday 8 June 2011

Reflexões sobre o Preconceito

Esta semana, refletindo sobre uma exigência escolar para que uma criança especial não frequentasse o pátio da escola e as inúmeras desculpas e explicações fornecidas pela instituição para tal atitude, tentando fazer parecer que a preocupação é com o bem estar da criança,  a situação me remeteu a uma cena do filme "Filadélfia", inspirado em uma história verídica.

O filme conta a história de um promissor advogado (Tom Hanks) que trabalha para tradicional escritório da Filadélfia e que foi despedido quando descobrem ser ele portador do vírus da AIDS.

Ele então, contrata os serviços de um advogado negro (Denzel Washington) para defender seus interesses, que é forçado a encarar seus próprios medos e preconceitos.

A cena em questão se passa na biblioteca onde o advogado enfermo está fazendo pesquisas sobre seu caso específico e o bibliotecário, ciente do tema e da visível doença,  o convida para utilizar uma sala reservada. O advogado recusa dizendo que está bem onde está  mas o funcionário insiste em encaminhá-lo para uma sala reservada tentando fazer parecer que é para seu conforto  então o advogado pergunta para o bibliotecário se o convite não seria para que ele, bibliotecário, se sentisse melhor...

Uma cena clara de preconceito velado, com a tentativa óbvia de se mascarar a verdadeira intensão do bibliotecário que, obviamente, não estava pensando no bem estar do advogado mas em segregá-lo e escondê-lo.

Vale a pena assistir novamente o filme e refletir sobre a situação.

1 comment:

  1. - Meias verdades não são meias mentiras... as primeiras tem o objetivo básico de enganar, enquanto as segundas buscam apenas encobrir. Uma é ofensiva, a outra é defensiva.
    - Abraços, Consuelo.

    ReplyDelete

" É livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato".

Entretanto, a internet não tem limites territoriais, éticos ou morais, impondo a necessidade de moderação com intuito de proteger os usuários do blog e respeitar as diferenças.

Assim, me reservo o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, preconceituosos, difamatórios, caluniosos, que sejam de alguma forma prejudiciais a terceiros ou textos de caráter promocional.