Nós todos somos o amanhã!

Nós todos somos o amanhã!

Tuesday 30 August 2011

Ensinando Direito aos nossos filhos









Você sabia que existe uma Lei que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação determinando a inclusão obrigatória de conteúdos que tratem dos direitos das crianças e adolescentes, tendo o ECA como diretriz, no currículo do Ensino Fundamental? 

A idéia é trabalhar o Estatuto da Criança e do Adolescentes inserido nas disciplinas, tornando o Estatuto presente no dia a dia das crianças.

A Lei 11.525 entrou em vigor em 2007, mas poucas escolas, cidades e estados trabalham o tema em suas redes. necessidade de inserção do tema nos materiais didáticos”, garante Francisco Cordão, integrante da Câmara de Educação Básica do CNE.

A lei representa um avanço na defesa dos direitos da criança e do adolescente pois sua abordagem em tenra idade, na esfera educacional poderá ser um instrumento determinante para tornar o ECA mais conhecido e compreendido pela sociedade.   Entretanto, existem muitos desafios a serem transpostos, inclusive a falta de conhecimento dos próprios professores e profissionais da educação sobre o ECA. 
  
Podemos contribuir com esse processo trabalhando do ECA em casa, com nossos filhos.  A Turma da Mônica nos fornece um bom material para iniciar o assunto:


MANUAL DA MÔNICA (Editora Abril) - Edição especial
Lançado em 1979 -  o Ano Internacional da Criança.  A Turma da Mônica aproveitou e resolveu acrescentar aos Diretos da Criança mais alguns "decretos".
Este é o tema deste manual, que segue a tradição que se iniciou nos primeiros anos da década de 1970.




Este gibi é fruto da parceria entre a Mauricio de Sousa Editora e o UNICEF. O arquivo está disponível para download no site da UNICEF

1 comment:

  1. Amei seu blog!!!! Conheça o meu também www.professorasoyanevargas.blogspot.com

    ReplyDelete

" É livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato".

Entretanto, a internet não tem limites territoriais, éticos ou morais, impondo a necessidade de moderação com intuito de proteger os usuários do blog e respeitar as diferenças.

Assim, me reservo o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, preconceituosos, difamatórios, caluniosos, que sejam de alguma forma prejudiciais a terceiros ou textos de caráter promocional.